Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Tem existido montes de acidentes, também com turistas estrangeiros, no meu entender também um pouco devido a uma falta de cultura climatológica do publico em geral no que respeita ao verdadeiro clima português e dos seus reais riscos.
Já consultei sites de turismo com chamada publicidade enganosa, onde aparecem imagens de praias do mediterrâneo referentes a praias portuguesas. Todos sabemos que no periodo estival entre Maio e Outubro as praias mediterrâneas são mais que estáveis no que respeita a ondulação, temperaturas da agua do mar,etc, sabemos que em Portugal a coisa não é bem assim, aliás os riscos do nosso mar são tremendos, já assisti em praias da linha, onde os chamados "camones" tem atitudes totalmente irresponsáveis, mesmo quando o mar estar aparentemente calmo.
Esta falta de cultura climatológica acho que estende também as serras e lá está por vezes acontecem estes acidentes que são sempre de lamentar, mas no meu entender devem-se a uma percepção errada que muitas pessoas têm dos riscos clima português.

Perfeitamente de acordo.
Há muita ignorância sobre os " climas " que existem em Portugal, em parte provocados pelas falsidades que os nossos média insistem em dizer. E essa ignorância, muitas vezes, estende - se até a pessoas que ligam à meteorologia e até participam em fóruns, o que é chocante.

Atenção que estamos a mais de 200 horas.

Possivelmente até final da semana o mais provável é que muito mude.

Mas o que os modelos mostram é interessante.

Concordo, foi pura incúria e mau planeamento felizmente sem consequências mais graves, quando é um acidente , um infortúnio, algo inesperado, um azar, é uma coisa, agora isto aconteceu unica e exclusivamente por culpa deles. Em situações de mau tempo seja chuva, vento, nevoeiro, neve, frio , não se pode facilitar, eu por exemplo era para ter ido à Sanábria este fim de semana, mas atendendo às condições do tempo prefiro ir lá com tempo mais calmo e claro, boa visibilidade, acessos etc ...as coisas tem que ser bem planeadas, para não ocorrerem surpresas e situações destas, primeiro a segurança, e depois a neve ou aventura/passeios na montanha.

A serra do Gerês esconde muito perigos e até com bom tempo tem que se ter cuidado, quanto mais em situações como as do fim de semana passado..

Eu sinceramente acho que este tempo mau não deve proibir ninguém de ir a serra deve sim fazer com que as pessoas redobrem os seus cuidados que avancem mais lentamente e com um planeamento muito mais cuidado a nível de estudo de rotas e de tempo feito nas mesmas e de que tipo de equipamento levam, se não conseguirem chegar a "X" sitio paciência! fica para a próxima, as vezes aquele bocadinho mais pode ser fatal. eu pessoalmente gosto muito mais da serra no inverno do que no verão. Por exemplo mês de agosto nas cascatas da peneda gerês metem me impressão com tanta gente,tanto barulho, tanta palhaçada. incomparável a uma visita em pleno inverno a nevar onde a sua beleza é pura e crua. Ainda ontem lá estive, sozinho, com ventos fortes ( mas suportáveis ), a nevar e um nevoeiro cerrado sem casas num raio de 10kms e não tive problemas. Essencial completamente essencial em inverno levar GPS, principalmente para quem não conhece a zona, Basta um nevoeiro cair e tudo parece completamente igual para quem não conhece e as vezes mesmo para quem conhece, e quando o pânico se instala tudo parece bastante mais difícil. levar powerbanks, eu levo sempre 3 carregamentos de bateria extra. Gels energéticos, lanterna, apito, e roupa boa e impermeável, e se possível deixarmos a rota que vamos percorrer sempre a um amigo ou familiar que não vá, para em caso de acontecer algo e estarmos incomunicáveis alguém saber que zona procurar. Há uma coisa que respeito muitíssimo e me faz muita impressão em alta montanha, e provavelmente é a única coisa que me pode fazer ficar em casa num dia de tempestade, são dias com ventos mesmo muito fortes. Pode ser mesmo difícil progredir com ventos poderosos, e não recomendo a ninguém ir para a serra em dias assim. Se formos a ver dias de calor excessivo podem fazer tanto ou mais mal como dias rigorosos de inverno e toda a gente sai de casa no verão...

Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e efcm
Eu sinceramente acho que este tempo mau não deve proibir ninguém de ir a serra deve sim fazer com que as pessoas redobrem os seus cuidados que avancem mais lentamente e com um planeamento muito mais cuidado a nível de estudo de rotas e de tempo feito nas mesmas e de que tipo de equipamento levam, se não conseguirem chegar a "X" sitio paciência! fica para a próxima, as vezes aquele bocadinho mais pode ser fatal. eu pessoalmente gosto muito mais da serra no inverno do que no verão. Por exemplo mês de agosto nas cascatas da peneda gerês metem me impressão com tanta gente,tanto barulho, tanta palhaçada. incomparável a uma visita em pleno inverno a nevar onde a sua beleza é pura e crua. Ainda ontem lá estive, sozinho, com ventos fortes ( mas suportáveis ), a nevar e um nevoeiro cerrado sem casas num raio de 10kms e não tive problemas. Essencial completamente essencial em inverno levar GPS, principalmente para quem não conhece a zona, Basta um nevoeiro cair e tudo parece completamente igual para quem não conhece e as vezes mesmo para quem conhece, e quando o pânico se instala tudo parece bastante mais difícil. levar powerbanks, eu levo sempre 3 carregamentos de bateria extra. Gels energéticos, lanterna, apito, e roupa boa e impermeável, e se possível deixarmos a rota que vamos percorrer sempre a um amigo ou familiar que não vá, para em caso de acontecer algo e estarmos incomunicáveis alguém saber que zona procurar. Há uma coisa que respeito muitíssimo e me faz muita impressão em alta montanha, e provavelmente é a única coisa que me pode fazer ficar em casa num dia de tempestade, são dias com ventos mesmo muito fortes. Pode ser mesmo difícil progredir com ventos poderosos, e não recomendo a ninguém ir para a serra em dias assim. Se formos a ver dias de calor excessivo podem fazer tanto ou mais mal como dias rigorosos de inverno e toda a gente sai de casa no verão...

Concordo, o planeamento, preparação e conhecimento da zona são tudo, coisa que estes "montanhistas" não pareciam ter e facilitaram..a meu ver o Inverno encerra mais perigos do que o verão, situações de nevoeiro com perca de visibilidade e orientação é do pior que pode acontecer na serra sobretudo para quem não conhece.

Concordo plenamente com a confusão que se gera nas cascatas no verão, fazem daquilo umas piscinas privadas, mas o mais chocante é o lixo que essa gente faz, polui a água, comem, lancham, lançam lixo e pacotes de sumos, leite e até garrafas para a água,, até necessidades lá fazem...enfim, no entanto há uma taxa de acesso na Mata de Albergaria que penso que é de 1 euro ou mais, isso cobram eles, mas para manter a zona limpa e aplicar coimas severas a quem estraga e polui está quieto, desde que pague pode sujar á vontade, é vergonhoso o que se vê por vezes nessa zona no Verão :angry:

A entrada da massa de ar frio, vejo o anticiclone a ficar mais para Oeste permitindo que a massa de ar frio se desloque mais para o Oeste da nossa península, entre por Norte e não tanto por Noroeste, trazendo mais precipitação e frio á mistura.Vamos ver o que diz o ECM.

A entrada da massa de ar frio, vejo o anticiclone a ficar mais para Oeste permitindo que a massa de ar frio se desloque mais para o Oeste da nossa península, entre por Norte e não tanto por Noroeste, trazendo mais precipitação e frio á mistura.Vamos ver o que diz o ECM.

Se entrasse por Norte e não por NO, seria bom para baixar a cota de neve, sem dúvida.

Concordo! Uma vez fui fazer caminhada e rappel na serra de Sintra e estava a chover moderado persistentemente e o vento era moderado com rajadas fortes. Foi naquela altura em que os "restos" do furacão Joaquín passaram pelo país. Mesmo assim, ganhei coragem e fui. Claro que tive os cuidados necessários e tinha pessoal mais experiente comigo. Se havia riscos? Claro que havia! E então? Todas as atividades têm os seus riscos. Arrisquei e não me arrependi nada! :D
Como dizes, o mau tempo não é justificação para não fazer o que gostamos, a menos que apareça um furacão com ventos de 200km, claro. :D

• Gosto
Reactions: dopedagain
Eu nao quero saber o tempo que vai estar (para isso eu sei que é muito cedo), eu queria saber como costuma ser...
Penso que o clima de lá é parecido com o do alentejo. Tens aqui a média de temperaturas e precipitação, para cada mês, de Valeta:
QYuYp5N.jpg

Estado
Fechado para novas mensagens.