esta saída do europeu é bastante boa pois coloca ventos de leste ou nordeste enquando a depressão segue paralelamente à costa... permite que ar frio e ar húmido mais temperado se combinem.
Até no Algarve na serra de monchique, é pouco, mas:O GFS está fantástico, não mexia mais... cota de neve 0 em Trás-os.montes, 200m no centro e 400m no Alto Alentejo, com possibilidade de a serra de Sintra também ser contemplada.
Ainda falta muito, mas esperemos que se concretize
Quem diria que depois desta "miséria" dos ultimos meses/2 anos, tivéssemos um final de Inverno tão promissor.
Como disse o colega James aqui, parece que estamos no pico do Inverno.
Alguma coisa virá, ai como já tinha as expectativas tão baixas, sinto-me já satisfeito por não andarmos de manga curta em Fevereiro ou com bloqueios anticiclonicos duradoiros. Mas que isto promete, promete, será que vêm algo que nos vai deixar ?!!!
Já vi essa hipótese bem mais longínqua, os modelos estão estranhamente em sintonia, e já á varias runs seguidas.
A run das 0Z e das 06Z do GFS modelaram de forma tão idêntica esta depressão que eu até pensei que ainda não tinha actualizado. De facto os modelos parece que estão mesmo convencidos que este bicho nos vai visitar, agora é óbvio que até lá ainda pode sofrer alterações, como desviá-la para norte ou até sul. Vai ser uma luta entre AA e a depressão. Se a última vencer poderemos ter aí um mega evento.
Acho que sim!Eu ca para mim vai ser uma despedida em grande do inverno uma despedida em tom de desilusão
Que e omais improbavel!ECM a mandar a massa de ar bem para oeste.
Estava a ser bom demais este consenso.
Já o GFS continua muito bom. É rezar para que não siga o europeu na próxima run.