Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
sim esse também é o meu desejo, gosto de Verões e Primaveras amenas, e quanto mais frescas melhor, sei que sou a excepção á regra, a maioria dos portugueses desejam exactamente o contrário.

A maior parte das pessoas querem uma vida pacata, a trabalhar das 9 às 5 e ver a novela à noite. Não perdem tempo a observar a natureza, o clima, etc.
Querem que o tempo esteja também sempre pacato, para andar à vontade nas suas vidinhas.

Eu, pelo contrário, e acho que os Meteoloucos em geral, gosto é de todo o género de tempestades. Gosto de conduzir com temporal, gosto de me meter no meio de nevões ( sentir a neve a cair) , de umas belas trovoadas, etc. :D

exacto, o pessoal que gosta de meteorologia como nós, os "Meteoloucos" gostamos é de trovoadas, chuva, neve, vento, ect, o resto quer é sol e céu limpo todos os dias do ano, no Verão há pessoas que me chegam a irritar, por exemplo como sabem no Verão isto se for preciso está 1 mês inteiro sem chover, ou mais, quando vem 1 dia de chuva no Verão vejo logo pessoas a reclamar a dizer que isto não é altura de chuva e ect, mas porra está tanto tempo de temperaturas de 35ºC a 40ºC (e algumas vezes acima dos 40ºC) e 1 dia de chuva vão lhes fazer mal? isso irrita me bastante

entretanto olhando para o GFS, para a semana mete qualquer coisa a meio da semana no Norte e depois só para o próximo fim de semana é que da umas trovoadas para o país inteiro, mas até lá ainda falta muito portanto certamente que vai mudando, entretanto também vai dando temperaturas nos 20ºC ou pouco mais em algumas zonas no fim de semana e até mesmo 25ºC lá para o meio da semana, mas não vale a pena comentar muito estas temperaturas, sabemos que cada dia que passa o Inverno vai se aproximando do fim e que estas temperaturas começam a ser normais para a época

Entrando na conversa de fininho... :malandro:
Eu gosto de todas as estações do ano, cada uma tem coisas que adoro:
- a primavera que permite observar umas belas trovoadas :trovao: (além de se poder passear desde o campo até à montanha com tudo verde e cheio de bicharada apreciar a paisagem;
- o verão tem os extremos de calor (além disso, temos praia, menos roupa, esplanadas, etc...);
- o outono que também tem umas belas chuvas (tons das árvores amarelo, laranja, vermelho,castanho) ;
- e o inverno, claro, com o frio :cold: e neve (temperaturas negativas, geada, gelo, neve, granizo, e se possível lareira).

A maior parte das pessoas querem uma vida pacata, a trabalhar das 9 às 5 e ver a novela à noite. Não perdem tempo a observar a natureza, o clima, etc.
Querem que o tempo esteja também sempre pacato, para andar à vontade nas suas vidinhas.

Eu, pelo contrário, e acho que os Meteoloucos em geral, gosto é de todo o género de tempestades. Gosto de conduzir com temporal, gosto de me meter no meio de nevões ( sentir a neve a cair) , de umas belas trovoadas, etc. :D

Da mesma forma que há meteoloucos como eu que gostam de tempo frio, chuvoso e instável existe também á meteoloucos que gostam de calor, de ondas de calor, repara que o paradigma dominante é o aquecimento global convém que a realidade empírica sustente essas teses. Para muitos quanto mais seco e quente melhor. Gostos não se discutem.:cheers:

• Gosto
Reactions: TekClub e Thomar
exacto, o pessoal que gosta de meteorologia como nós, os "Meteoloucos" gostamos é de trovoadas, chuva, neve, vento, ect, o resto quer é sol e céu limpo todos os dias do ano, no Verão há pessoas que me chegam a irritar, por exemplo como sabem no Verão isto se for preciso está 1 mês inteiro sem chover, ou mais, quando vem 1 dia de chuva no Verão vejo logo pessoas a reclamar a dizer que isto não é altura de chuva e ect, mas porra está tanto tempo de temperaturas de 35ºC a 40ºC (e algumas vezes acima dos 40ºC) e 1 dia de chuva vão lhes fazer mal? isso irrita me bastante

entretanto olhando para o GFS, para a semana mete qualquer coisa a meio da semana no Norte e depois só para o próximo fim de semana é que da umas trovoadas para o país inteiro, mas até lá ainda falta muito portanto certamente que vai mudando, entretanto também vai dando temperaturas nos 20ºC ou pouco mais em algumas zonas no fim de semana e até mesmo 25ºC lá para o meio da semana, mas não vale a pena comentar muito estas temperaturas, sabemos que cada dia que passa o Inverno vai se aproximando do fim e que estas temperaturas começam a ser normais para a época

Talvez seja de mim, mas não consigo ver onde as temperaturas poderão chegar aos 25º graus no territorio nacional continental. Nem no extremo Algarvio, muito menos no interior onde o padrão ainda está fresco e o interior ainda não aquece mais que o Litoral. Mas posso estar a ver mal.

• Gosto
Reactions: rafathunderstorm
Pedir entradas frias com frentes de NW é continuar a pedir tempo de seca a Sul... venha o calor e tempo propicio a trovoadas. Felizmente que está mais inclinado para vir o calor.
Nem vale a pena esperarmos por trovoadas, porque nem todas as Primavera as temos, trovoadas de jeito.
A Primavera pode ter de tudo, exceto neve a cotas baixas, podemos esperar tudo. Principalmente Março e ABril são meses imprevisiveis.

• Gosto
Reactions: Topê
Nem vale a pena esperarmos por trovoadas, porque nem todas as Primavera as temos, trovoadas de jeito.
A Primavera pode ter de tudo, exceto neve a cotas baixas, podemos esperar tudo. Principalmente Março e ABril são meses imprevisiveis.

O nosso pais é um pais onde o fenómeno das precipitação convectiva é menos frequente, o nosso regime de precipitação é determinado pelas superfícies frontais marítimas, no Interior já é um pouco diferente, mas não tem comparação com a Europa continental ou mesmo com as mesetas espanholas. Verificamos que nos países atlânticos independente da latitude a precipitação diminui drasticamente em meses como Maio e Junho, até em Março, enquanto na Europa continental aumentam nesse período primaveril.
Portanto espero cut-offs que fiquem estacionárias por cá, espero superfícies frontais e quiçá uma entrada marítima fria de Noroeste e não tanto fenómenos convectivos e trovoadas.

Olá bom dia. Sou uma novata ainda nestes assuntos e tenho vindo a estudar por conta própria, tentando organizar tudo dentro da minha cabeça, mas ha sempre dados que ficam confusos
Adoro trovoadas e gostaria de saber mais sobre elas.
Condições para a sua formação (portugal )?
Quando há a passagem de frentes frias nem sempre há a ocorrência de trovoadas porquê?
Tudo o que me poderem explicar será bem vindo. Obrigada ☺

• Gosto
Reactions: TiagoLC
Talvez seja de mim, mas não consigo ver onde as temperaturas poderão chegar aos 25º graus no territorio nacional continental. Nem no extremo Algarvio, muito menos no interior onde o padrão ainda está fresco e o interior ainda não aquece mais que o Litoral. Mas posso estar a ver mal.

por exemplo olhei para o meteograma da minha zona (Coruche) e lá para a quinta mete 24ºC e tal e sexta quase 26ºC, mas ainda falta bastantes dias portanto pode mudar até lá, se acabar por acontecer é normal

por exemplo olhei para o meteograma da minha zona (Coruche) e lá para a quinta mete 24ºC e tal e sexta quase 26ºC, mas ainda falta bastantes dias portanto pode mudar até lá, se acabar por acontecer é normal

Sim confesso que não verifiquei a zona do Vale do Tejo, Ribatejo, zona de Tomar, zonas normalmente quentes e talvez neste mini-evento será a zona com mais potencial, analisei o Alentejo e Algarve. Para quinta-feira o IPAM prevê 22º graus de máxima para Coruche, esta previsão está longe da barreira dos 25º graus, pode ainda aquecer um pouco mais. Mas o calor será muito envergonhado.

No nosso país, penso que as únicas zonas que beneficiam verdadeiramente daquela atividade convectiva sazonal, muitas vezes com formação de supercelulas, são o Planalto Mirandês no NE transmontano e a região de Moura - Barrancos no Baixo Alentejo.

Olá bom dia. Sou uma novata ainda nestes assuntos e tenho vindo a estudar por conta própria, tentando organizar tudo dentro da minha cabeça, mas ha sempre dados que ficam confusos
Quando há a passagem de frentes frias nem sempre há a ocorrência de trovoadas porquê?

Olá, bem vinda ao fórum.
O nosso país, infelizmente, não é dos mais beneficiados com esse belo fenómeno.
A ideia que eu tenho é que para haver ocorrência de trovoadas, tem que haver um choque de massas, nomeadamente também aquando da passagem de frentes frias, o que nem sempre acontece.

Mas há aqui no fórum pessoas com formação na área, que te poderão esclarecer melhor.

As melhores condições é teres ar húmido na atmosfera, e mecanismos que permitam a ascenção de ar. Quanto maior a diferença de temperaturas do ar à superfície vs altitude, melhor, porque vai permitir a subida de ar mais quente, razão pela qual tens em algumas condições trovoadas no interior de Portugal à tarde/início da noite com maior aquecimento da superfície. Nessas condições quanto maior o vento à superfície, pior, porque leva à mistura de ar quente e frio, diminuindo o gradiente de temperaturas necessário à ascenção de ar. Esta é a razão porque no Verão tens muito poucos dias de trovoada no litoral, com o vento, principalmente de Norte/Noroeste, a destruir qualquer despoletar de condições para a trovoada.
Outra forma é essa ascenção ser por efeito orográfico, com subida de ar devido à presença de montanhas.

No nosso país, penso que as únicas zonas que beneficiam verdadeiramente daquela atividade convectiva sazonal, muitas vezes com formação de supercelulas, são o Planalto Mirandês no NE transmontano e a região de Moura - Barrancos no Baixo Alentejo.

Acrescentaria Castelo Branco e Beira Baixa em geral, aliás para mim a região com mais potencial para fenómenos convectivos em Portugal, devido a estar junto á encosta sul de um grande sistema montanhoso da Estrela, aliás é bem visível nas médias de valores de precipitação, Castelo Branco atinge uma média em Maio de 65 mm, um valor muito interessante, dado que a tendência em Portugal é que em Maio haja uma diminuição do valor de precipitação enquanto que nesta região assistimos ao inverso ao aumento dos valores no chamado mês das trovoadas "Maio", um valor já de acordo com a meseta espanhola, a cidades como Plascencia que têm um acréscimo de valores também no mês de Maio.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.