Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Pela run das 6z do gfs, depois da entrada fria do proximo fim-de-semana vem calor, e as temperaturas nos sitios mais quentes podem chegar aos 30 graus.
Eu acho que vamos continuar a ter instabilidade.:)

Pelos modelos, a instabilidade vai continuar. Mas é isso que se quer, é isso que caracteriza a nossa primavera. :)

Repara que já na próxima quinta, a temperatura em alguns sítios , aqui no Litoral Norte, pode atingir os 22/23 graus. Depois a partir de sexta, regista uma descida brusca de 10 graus ou mais.

Uma primavera normal / típica no nosso país é animação garantida.

A instabilidade vai continuar a marcar o nosso clima durante os próximos 10-15 dias, é bom na minha opinião olharmos e não vermos bloqueios anticiclonicos prolongados, periodos quentes, ondas de calor precoces. Mesmo aqui mais a sul esta regularidade de dias de chuva diria desde de Janeiro tem sido óptima e pelos vistos vai continuar assim, :rolleyes:

Pela run das 6z do gfs, depois da entrada fria do proximo fim-de-semana vem calor, e as temperaturas nos sitios mais quentes podem chegar aos 30 graus.
Eu acho que vamos continuar a ter instabilidade.:)

Tudo muito pífio, muita á queima, muito em esforço, quer se queira quer não ainda não estamos num período com grandes calores, e atenção a tendência tem sido normalmente de retirar sempre calor porque a atmosfera, o atlântico tão tão instáveis que quem tem reinado no Atlântico têm sido as baixas pressões não dando muita hipótese para quer a dorsal quer o AA imporem-se no nosso territorio. O mediterrâneo central e oriental terão francas hipóteses de terem um Verão já antecipado daqui a uns dias, nós ainda estaremos sob efeito dos caprichos do Atlântico.

Olhando os meteogramas desta casa... é arrepiante... vejo muita instabilidade e neve em muita quantidade (???) já abaixo das 120 horas! :shocking::shocking::shocking:

O MeteoGrama de Montalegre a fazer corar de vergonha o passado mês de Janeiro:

http://www.meteopt.com/previsao/meteogramas/gfs-portugal

A confirmar-se espera-se um Abril com muita chuva, frio, muita neve a cotas altas nas serras do norte e do centro e pontualmente a pintar cotas médias como Montalegre.

A coisa não está fácil, ainda ontem em conversa com o meu pai lá desabafou... já não aguentam tanta água, nem podem meter os tratores às terras... ficam lá atolados na lama.

Não tivemos Inverno nos meses apropriados... quem não recorda a bonança do mês de Novembro, Dezembro, Janeiro... pois bem... agora temos Inverno na Primavera:

Médio prazo pela MateoGalicia:

Na xornada do venres Galicia quedará nun área intermedia entre altas e baixas presións, pero con chegada de aire frío procedente do noroeste polo que teremos chuvascos pola tarde e unha cota de neve que podría caer por debaixo dos 1000 metros nas derradeiras horas. Xa na fin de semana as baixas presións continuarán preto de Galicia polo que a probabilidade de chuvia será alta pero os ventos rolarán a suroeste e as temperaturas serán algo máis suaves. Esta situación de chuvias e ventos do suroeste debería prevalecer nos primeiros días da vindeira semana.

Bom dia.
Espero que os modelos mudem... quero tempo de Primavera em Barcelona... Não quero andar cheio de roupa atrás... :pray::pray::pray:

Em Barcelona ainda te safas a depressão é Atlântica, vai incidir no Noroeste e centro/oeste da Penisula Ibérica. A Catalunha ficará com os restos, vai-lhes passar quase tudo ao lado .
Ontem o jornalista da sic que está acompanhar o Benfica em Munique estava praticamente em camisa sem sequer um agasalho por cima, lógico máximas a rondar os 20º graus ou mais. A primavera está a chegar ao mediterrâneo central e a passar os Alpes, nós cá vamos estar em modo escocês, principalmente em terras nortenhas.

Última edição:
E ainda dizem que não existe a lei da compensação na meteorologia... :rolleyes:

James a tua analise empírica relativo aos sinais da flora bateram certo. Na minha opinião existe mesmo, para mim é uma manta, e uma coisa é certa com Atlântico ao lado, nas nossas latitudes, nunca teremos anticiclones eternos nem depressões eternas, andaremos sempre a alternar entre períodos mais quentes e secos e períodos mais frescos e húmidos e logicamente que os cenários do aquecimento global que vamos ter o clima a,b ou c serão sempre desmentidos pela realidade.
Por algum motivo as medias de precipitação e de temperaturas retratam essa realidade.

Em Barcelona ainda te safas a depressão é Atlântica, vai incidir no Noroeste e centro/oeste da Penisula Ibérica. A Catalunha ficará com os restos, vai-lhes passar quase tudo ao lado .
Ontem o jornalista da sic que está acompanhar o Benfica em Munique estava praticamente em camisa sem sequer um agasalho por cima, lógico máximas a rondar os 20º graus ou mais. A primavera está a chegar ao mediterrâneo central e a passar os Alpes, nós cá vamos estar em modo escocês, principalmente em terras nortenhas.

Eu estou no sul de Itália e aqui esta uma autentica primavera, sol e calor.

Eu estou no sul de Itália e aqui esta uma autentica primavera, sol e calor.
Imagino que sim, o clima Italiano tem uma particularidade diferente do nosso litoral oeste, têm Invernos mais continentais e frios normalmente de curta duração, bem mais frios que os nossos, e depois têm primaveras e outonos húmidos mas quentes com noites de nos fazer inveja em pleno pico do Verão, mesmo no centro norte de Itália note-se isso, imagino no sul ainda deve ser mais vincado.

• Gosto
Reactions: TekClub
Estado
Fechado para novas mensagens.