Luso Meteo
Cumulonimbus
O GFS nesta run das 6 volta a carregar no frio, está claramente muito diferente do ECM...
Quem ganhará?
Quem ganhará?
Se o GFS 6Z acertasse neve não seria só nos locais habituais, mas a probabilidade de acertar é 1%...Eu nem falo em frio e neve, pois isso só mesmo nos locais habituais, refiro-me concretamente a precipitação e instabilidade.
Será quer o problema foi terem visto a run das 0 z tão desfasada do GFS e agora estão a analisar o que se passou ?
O GFS está bastante bom, e vale mais pela chuva prevista do que pela neve, que em muitos casos só virá prejudicar..
Mesmo! Chuva pode vir com fartura, agora neve e frio, em Março? Depois das plantas já estarem todas a "acordar"? Seria ainda pior que a Primavera do ano passado, já toda a gente anda a semear coisas que não resistem ao frio e isso seria um enorme prejuízo. Também espero que o frio diminua, mas que a precipitação fique pois ter temperaturas destas com muito vento seco de leste, está tudo a ficar uma lástima, isso sim é necessário e já desejo mais por a situação estar como está, do que propriamente para o seguimento meteorológico ser mais interessante.Muita neve fora de época e fora dos locais habituais a esta altura do ano é das coisas que só vem estragar, basta seguir o exemplo da Primavera do ano passado...
Temperaturas máximas de 25ºC ou por vezes a tocar os 30ºC em meados de Março não é tão anormal como possa parecer à primeira vista, tradicionalmente costumamos ter 1 ou 2 semanas, secas e de temperaturas máximas bem altas a meio de Março para depois descerem outra vez e com elas regressar alguma chuva.
Agora digam o que disserem não me parece sensato desejar mapas destes a fim de Março
Espero que as próximas runs cortem no frio que não faz falta nenhuma nesta época, fique a chuva que essa ainda faz parte da época, desde que não venha estragar como no ano passado