Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Creio que na madrugada de quarta para quinta e até ao final da manhã caso haja precipitação a cota poderá descer aos 200\400m...
Mas a precipitação será provavelmente escassa.

• Gosto
Reactions: joselamego e jonas
Espero que as previsões como de costume saiam furadas... espero mesmo...
Acabei de falar com o meu pai... ficou preocupadíssimo... hoje mais um dia de verão pelo Alto Tâmega, nada a ver com o que os modelos cozinham para meados da semana, já temos árvores de fruto em flor, vinhas a despontar, os centeios raquíticos mas que a chuva ainda pode salvar... neve? geadas? Iria destruir tudo!
O São Pedro vai baralhar novamente as cartas e repor a normalidade... assim espero, chuva... é chuva que precisamos! :pray::pray::pray:

Parece-me óbvio olhando a ambos os modelos que estão em consenso que poderá claramente nevar a cotas de 250\350m na madrugada de quarta para quinta, isto se a precipitação residual se confirmar durante a madrugada.

É só pena que, de facto, os modelos arranjem sempre um enquadramento atmosférico nestas situações de muito frio em altura, que impeça a chegada de precipitação. Provavelmente vai ser novamente o problema de não nevar a cotas mais baixas, e pronto regressam as geadas para mal da flora.

De facto o frio nesta altura pouco vem fazer e percebo a preocupação de muitos:hmm: (embora que eu não me importe nada :hehe:), mas era bom que viesse combinado com bastante precipitação:dry: Sim porque para aqui eu já desisti de arranjar expectativas de água-neve ou neve com estas entradas e ainda para mais em Março, e depois ando já para aqui com umas alergias que só a chuva pode atenuar.

É só pena que, de facto, os modelos arranjem sempre um enquadramento atmosférico nestas situações de muito frio em altura, que impeça a chegada de precipitação. Provavelmente vai ser novamente o problema de não nevar a cotas mais baixas, e pronto regressam as geadas para mal da flora.

De facto o frio nesta altura pouco vem fazer e percebo a preocupação de muitos:hmm: (embora que eu não me importe nada :hehe:), mas era bom que viesse combinado com bastante precipitação:dry: Sim porque para aqui eu já desisti de arranjar expectativas de água-neve ou neve com estas entradas e ainda para mais em Março, e depois ando já para aqui com umas alergias que só a chuva pode atenuar.
Bem e era melhor neve que geada. As plantas reagem muito mal à geada.

Entendo todas as preocupações com a produção agrícola mas o meu lado apaixonado pela neve não consegue resistir a desejar vê-la. Dito isto, se a produção agrícola está tão avançada isso aconteceu porque aqueceu demasiado cedo. Meados de Março é altura normalíssima para fazer frio. Ou era. Ainda nem no calendário chegou a Primavera e mesmo na Primavera pode vir frio a sério. Qualquer dia começamos a surpreender-nos com a chuva no inverno e com o calor no verão. Dito isto, queria sol na eira e chuva no nabal: chuvinha para todos os que a desejam e uma nevezita para os apaixonados. Utópico, eu sei.

Entendo todas as preocupações com a produção agrícola mas o meu lado apaixonado pela neve não consegue resistir a desejar vê-la. Dito isto, se a produção agrícola está tão avançada isso aconteceu porque aqueceu demasiado cedo. Meados de Março é altura normalíssima para fazer frio. Ou era. Ainda nem no calendário chegou a Primavera e mesmo na Primavera pode vir frio a sério. Qualquer dia começamos a surpreender-nos com a chuva no inverno e com o calor no verão. Dito isto, queria sol na eira e chuva no nabal: chuvinha para todos os que a desejam e uma nevezita para os apaixonados. Utópico, eu sei.
Pois Claudia, sinceramente penso que temos todos razão. Claro que é normal vir frio em Março e até em Maio podem cair geadas, mas este ano já foi tão mau em termos agrícolas... depois veio um quase verão antecipado e as pobres árvores e plantas desataram a crescer. Agora está tudo mimoso, já tenho amêndoa e damascos formados nas árvores, e lá vai tudo outra vez. Mas claro que o frio é normal agora.

Acabei de ver o tempo na TVE1... cota 300 para 4ª feira e 200 metros para 5ª feira! :shocking::shocking::shocking:
Mapas lindos de ver... até no litoral galego meteram o símbolo da neve!

pos é caro Flaviense21, e o GFS parece dar-se melhor com estas baixas vindas do atlantico já em fevereiro passado foi muito mais acertivo que o ECM no nosso pequeno mas fantastico nevão da Cova de Beira, posso estar enganado mas parece-me um dejá vu o que se avizinha, segundo esta ultima run o frio entra mais cedo e a precipitação aumentou bastante para a minha zona, esperemos. Agora quanto à agricultura é sempre uma actividade de risco mas de uma forma ou outra alguns se safarão.

Estado
Fechado para novas mensagens.