O meu pai é da zona de Mirandela e com os seus 76 anos diz que nevar lá na aldeia é algo muito mas muito raro. A aldeia é gélida no inverno e um forno no verão (facilmente se chega aos 45 graus e até mais). Mas neve... Muitoooo raro... Será que é desta, será???
Mas o testemunho do seu pai é importante, ás vezes quem lê este forum até fica a pensar que neve a cotas baixas era habitual no passado. Não é nem nunca foi ! Se calhar há falta de conversa com pais ou sobretudo avôs que se interessavam por meteorologia
O tempo que vamos ter nos próximos dias é perfeitamente normal em março.
Um dos maiores nevões que assisti ao vivo no Planalto Mirandês (cota 700m) foi, há já muitos anos, no dia 2 de abril.
O meu pai recorda-se, talvez nos anos 50/60, de um nevão na mesma região no dia 2 de maio.
Tem no norte a famosa operação de socorro no início de Março de 1955 na Serra do Gerês, provavelmente dos maiores nevões num século e foi em finais de Fevereiro/inícios de Março.
http://carris-geres.blogspot.pt/2016/02/a-epopeia-dos-mineiros-dos-carris-no_23.html
Nevar a cotas intermédias em Março e Abril ou até mesmo Maio não é nada estranho, o clima de Portugal tem muita variabilidade mensal por vezes de forma surpreendente pois tanto pode ocorrer um Janeiro primaveril, que até é bastante comum devido às altas pressões continentais, como depois pode ocorrer um Abril ou Maio fresco e desagradável com muita nebulosidade. E como
refere, nevar ao nível do mar é e sempre foi muito mais raro, é preciso que se juntem uma série de fatores difíceis de se conciliarem no nosso território
Um dos maiores problemas que vejo quando se passeia por este tópico é a forma como se olha para as normais de forma quase religiosa esquecendo-se a variabilidade do nosso clima.
Olha-se para médias esquecendo o restante que leva às médias, esse resto é apagado e os mais desconhecedores parecem não ter noção dessa variabilidade.
Até há uns 10 anos atrás o IM publicava um grafico de variabilidade que era interessante e que deixou de publicar, era na base trimestral mas gostaria de ver esse tipo de gráficos novamente, de preferência em base mensal, e em cada normal local. Seria um grande abre-olhos!
Julgo que é a própria forma de divulgação da climatologia que está coxa, sobretudo em climas com muita variabilidade como o nosso. Ao lado duma tabela de normais e extremos talvez fosse importante também ter uma tabela em forma de decis por exemplo.
Aqui choveram 50mm em média no mês X em determinada normal de 30 anos, mas isso pode dizer muito mas também pode não dizer quase nada. Se ao lado existisse outra tabela que indicasse que 10% das vezes choveram 100mm e 20% das vezes choveram 10mm e 30% das vezes choveram 40mm, etc, isso já explicaria outras coisas importantes para além das médias-normais.