Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Ainda há esperança, pois há convecção no mar, bem perto da costa, e que não me parece que nas próximas 4 horas desapareça "misteriosamente"...;)

nPmqPuw.jpg

Sw8GbAe.jpg

Está a ser um evento excelente para os amantes da neve! Os estragos na agricultura serão a única coisa a lamentar.
Agora a cota tende a subir, mas ainda pode nevar a cotas relativamente baixas, acima dos 600 metros.

Previsão para 5ª feira, 23.março.2017
INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada,
em especial nas regiões Norte e Centro.
Queda de neve acima de 400/600 metros, sendo acima de 600/800 metros
no litoral Centro e de 800/1000 metros na região Sul.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando
moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral oeste e nas terras altas.
Pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

IPMA

Validez: jueves, 23 marzo 2017 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción

Cubierto tendiendo a nuboso. Lluvias y chubascos generalizados, ocasionalmente con tormenta y que serán de nieve a partir de 400 a 500 metros subiendo la cota a 600-700 metros. Temperaturas sin apenas cambios. Heladas débiles, más intensas en montañas. Viento flojo del suroeste y oeste girando a noroeste y norte.

AEMET

Olhando para o satélite, ainda há células com razoável desenvolvimento vertical junto à nossa costa norte.
Se em Esposende já chove bem, será de esperar que as montanhas mais altas do litoral tenham um bom nevão - mas acredito que mais perto da costa neve bem acima dos 800 metros apenas.

0aBYExq.jpg

5wOKpPB.png

Na próxima madrugada a cota desce novamente aos 400m, mas não haverá precipitação. Curioso no entanto o que o modelo WRF (que eu considero fantástico em termos de precipitação) mete precipitação de manhã cedinho no Noroeste. A confirmar-se poderemos ter surpresas...

Os modelos não preveem precipitação no entanto poderá surgir alguma célula localizada de madrugada? Pergunta para os mais entendidos, o que vos parece: Valerá a pena ficar acordado até mais tarde para ver se vejo nevar outra vez (uma vez que a cota de noite vai baixar muito)?

• Gosto
Reactions: joselamego
Os modelos não preveem precipitação no entanto poderá surgir alguma célula localizada de madrugada? Pergunta para os mais entendidos, o que vos parece: Valerá a pena ficar acordado até mais tarde para ver se vejo nevar outra vez (uma vez que a cota de noite vai baixar muito)?
Meteofan não me parece que valha a pena tendo em conta que á precipitação é nula.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

• Gosto
Reactions: joselamego
O evento de Quarta e Quinta acabou por ser muito interessante, ainda mais por ter sido já na Primavera.
Excedeu claramente as minhas expectativas (que eram baixas)! :D

Agora poderemos ter, como indicou Davidmp, um evento de chuva generalizada no Sábado e Domingo, vamos acompanhar! :thumbsup:

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.