Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
SddUwJx.png

Enquanto estivermos assim, bem podemos esquecer precipitações ou entradas frias...
Ou seja, está trocado, o AA era suposto estar a sul. É incrível este bloqueio.
E já lá vão 13 páginas de choradeira. Não estão fartos? :lmao:
Apenas estamos fartos desta pasmaceira...

Estive a ver os arquivos da minha estação e no ano hidrológico 2011/2012 também não choveu por aí além..

Como podem ver pelos registos, Janeiro, Fevereiro e Março foram bastante secos, Fevereiro então apenas acumulou 4 mm:

wXUOjCB.jpg

O ano ficou abaixo da média com 1016,9 mm, mas longe de uma seca severa..

No ano seguinte veio a compensação, destaque para um Março extremamente chuvoso:

pkI2gue.jpg

1599,8 mm no fim do ano hidrológico.

Última edição:
Estive a ver os arquivos da minha estação e no ano hidrológico 2011/2012 também não choveu por aí além..

Como podem ver pelos registos, Janeiro, Fevereiro e Março foram bastante secos, Fevereiro então apenas acumulou 4 mm:

wXUOjCB.jpg

O ano ficou abaixo da média com 1016,9 mm, mas longe de uma seca severa..

Em 2011/20112 bati o meu recorde de dias sem chover no inverno : uns inacreditáveis 45 dias.

O bloqueio durou até ao início de Abril. Se este ano seguir o mesmo caminho, vai haver suicídios em massa Aqui no fórum. :D

Mas depois compensou com uma Primavera e verão muito chuvosos. Se a memória não me falha, eu penso que nesse verão em Julho e Agosto registei perto de 100 mm.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Em termos de frio, esta última saída do ECMWF está interessante:

WYprRSH.gif

DC0MILV.gif

QtXOpml.gif

EeaVjV7.gif

Querem ver que ainda vamos ter uma boa circulação de frio continental? :unsure:

Pois habituem-se ao tempo seco, já o tinha dito no inicio deste mês que o inverno no geral ia ser seco... atendendo ao histórico não é muito normal o padrão mudar a meio do inverno, e além disso vai em conta nas previsões dos modelos que já haviam apontado para um inverno seco...porém o AA pode sempre enfraquecer um pouco e entrar alguma frente.
Pode ser que a primavera venha a ser animada.

Eu creio que ate dia 15 nao vai haver qualquer possibilidade de ocorrer algo interssante em termos de frio ou chuva.
A partir dai, esta saida do ECM mostra alguma instabilidade....pode ser um sinal....ou apenas uma saida isolada.
:)
Acho que sou alergico a anticiclones...

esta última saída do ECMWF está interessante

Creio que é a primeira run do ECM neste ano em que transfere o AA para a Escandinávia e para a Gronelândia, deixando alguma esperança numa entrada continental com alguma depressão retrograda oriunda do Mediterrâneo. Infelizmente se não for acompanhada de mais run's com essa tendência, valerá o que vale.
Pessoalmente creio que, com a entrada fria deste fim de semana na Europa Central/Oriental, podem-se dar as condições para uma nova circulação continental, favorecida pela descida de temperaturas generalizada nessa região. Mas é claro que tudo dependerá da movimentação do AA...

• Gosto
Reactions: luismeteo3 e jonas
Em termos de frio, esta última saída do ECMWF está interessante:

WYprRSH.gif

DC0MILV.gif

QtXOpml.gif

EeaVjV7.gif

Querem ver que ainda vamos ter uma boa circulação de frio continental? :unsure:
Deus te oiça. Que saudades de uma entrada fria continental. E por falar nisso, faz hoje 8 anos que nevou por aqui (já?:confused:). Uma semana de frio a sério, que acabou em grande, com neve a cotas muito baixas, inclusive a cota zero em alguns locais do NW da PI. Nunca esquecerei. Saudades. :sad: :rolleyes:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas e luismeteo3
Alguém me explica esta diferença nos modelos??? O ECM continua a insistir numa entrada continental e o GFS no Anticlone! E eu olho para os meus sites de previsão e dou em maluco! A neve aqui para Bruxelas desaparece a cada saída do GFS e aumenta a cada saída do ECM.

Já agora, o ECM não tem previsões de neve/precipitação?

Estado
Fechado para novas mensagens.