Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
São frequentes esses ecos quando há inversão térmica.

Obviamente não sei dizer se será mesmo isso ou não, mas é uma hipótese razoável, visto haver certamente uma marcada inversão térmica sobre o mar. Temos ar fresco perto da superfície e ar muito mais quente a ser transportado por cima vindo da península.
Será que a poeira pode ter influência no radar?

O ecm continua a insistir em outra onda de calor extrema a partir de dia 23 de julho , sendo assim o litoral poderia vir a bater recordes de temperaturas ! :(:calor::sweat:

Trovoada, estás louquinho para apanhar um calor de bater recordes. Acho, que todos ficamos em pulgas quando é para bater recordes.

Eu, prefiro calor agora em Julho e Agosto, do que estar em Outubro e a bater recordes. :huhlmao:A ver, se Faro ainda apanha uma nortada de jeito para bater o recorde de Julho. :lol: :D

Trovoada, estás louquinho para apanhar um calor de bater recordes. Acho, que todos ficamos em pulgas quando é para bater recordes.

Eu, prefiro calor agora em Julho e Agosto, do que estar em Outubro e a bater recordes. :huhlmao:A ver, se Faro ainda apanha uma nortada de jeito para bater o recorde de Julho. :lol: :D

Mas pelo ecm para dia 23 é vento de leste e não nortada , mas se vier aí uma nortada de jeito tu bates o recorde de julho , agora se vier vento de leste eu bato o recorde de julho ! :D:calor::sweat:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Será que a poeira pode ter influência no radar?

Dependerá do tamanho das partículas.

Se fosse areia mesmo (grãos), como numa tempestade de areia, certamente.
O tipo de poeiras que está em suspensão em altitude nestas situações suponho que seja bastante mais pequeno e é possível que não tenha a dimensão mínima para ser "visto" no radar. Na verdade não me lembro de ver assinaturas no radar destas poeiras que nos atingem... Mas posso estar enganado ou a esquecer-me de já termos falado nisto no fórum.

Seja como for, era necessário saber as especificações de cada um dos radares, para ter a noção do tamanho necessário para ser "visto" em cada um, e depois investigar um pouco sobre as poeiras que nos afectam. Pode ser uma pesquisa didática. :p

tempresult_czk9.gif

Era desta que nevava decentemente nos pontos mais altos de todas as ilhas :huhlmao:

tempresult_iig2.gif

Ainda não consegui apanhar uma saída do CFS que modele um furacão severo para os Açores. Algum dia, algum dia :rolleyes:

Questiono mais porque é que existem modelos que fazem previsões até 6 meses? WTF

No caso não são 6 mas sim 9 meses :D

O CFS é o modelo sazonal da NOAA/NCEP e amavelmente disponibilizam os dados ao público. Já ouviste falar sobre previsões sazonais do GFS? Eu também não :D

Parece-me ser realista pensar que num futuro não muito longínquo a NOAA, à semelhança dos restantes IM's, começará a restringir o acesso aos dados (e o CFS irá certamente desaparecer como dano colateral). O que seria/será de nós, amadores, sem o GFS e o WRF nos seus atuais moldes? Só se dará o devido valor quando não se puder reaver :D

Não perguntaste mas cá deixo a previsão do CFS para o mês que vem.

dIG8N5r.png

OiM3fsM.png

Última edição:
Quem quiser se despedir do antigo GFS mediante a publicação de cenários dantescos ou comparações que o faça agora :D

O GFS paralelo tornar-se-á operacional com a saída das 12z.

Se isto for verdade resta saber o que é que acontecerá aos restantes portais. A convergência com o ECMWF acabaria com a maioria dos devaneios.

Novidades aqui:

Última edição:
Quem quiser se despedir do antigo GFS mediante a publicação de cenários dantescos ou comparações que o faça agora :D

O GFS paralelo tornar-se-á operacional com a saída das 12z.

Se isto for verdade resta saber o que é que acontecerá aos restantes portais. A convergência com o ECMWF acabaria com a maioria dos devaneios.

Novidades aqui:

Ahahahah

GFS needs more than an upgrade! It's so bad !!ECMWF is 100 million light years better than GFS

• Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.