'Acordaram' nada.
Não gostam do resultado (fogos) mas mesmo que pudessem duvido que quisessem abdicar do processo (calor seco no verão).
Quando houver um verão chuvoso (que mais cedo ou mais tarde ocorrerá) vai ser um festival de lamúrias de malta com as férias estragadas. Serão poucas as pessoas a dizerem - mas felizmente este ano houveram poucos fogos.
Daqui a 3 ou 4 anos a maior parte das reações emocionais relativas a estes fogos já desapareceram. Ficam os relatos com muito menor impacto.
Nunca disse para as pessoas deixarem de dizer que já não querem mais calor só porque estamos na situação em que estamos. Mas, uma coisa é pedirem calor e bom tempo no verão, outra, é pedir isso em Outubro, sei perfeitamente que de nada vale estar para aqui a dizer estas coisas mas é algo que me irrita. Posso ser dos poucos que tem essa opinião, mas nunca a vou deixar de ter, estou habituado a coisas completamente diferentes de muita gente que vem para aqui discordar daquilo que digo. Mas pronto, cada um tem a sua opinião, e respeito, são por vezes realidades completamente diferentes.
Que reação esperas de pessoas que não vivem aí nem dependem desse rio?
Um exemplo: Se a minha ilha tivesse sido atingida pelo Ophelia haveria muita empatia e coisas do género mas a médio prazo isso não interessa um chavo. Só interessam os meios disponíveis ao longo do tempo. Daqui a uns meses as ilhas das Caraíbas que foram atropeladas cairão no esquecimento e nem tão cedo voltarão ao que eram. A empatia fica mas a ajuda há muito que já se foi embora.
Na tua situação que medidas realistas podem ser tomadas? Inevitavelmente serão os bombeiros a ser encarregues da distribuição de água.
Ao governo só restam as obras faraónicas.
Eu dependo dele, queixo-me da falta de água que existe neste caso, preocupo-me bastante com estas situações. Neste momento, é óbvio que os que se queixam são aqueles que precisam dos rios e nascentes na agricultura, pecuária etc, enquanto houver água nas barragens grande parte da população que utiliza água apenas nas torneiras, não vai ter muitas reacções pois não têm praticamente noção nenhuma daquilo que se está a passar e mesmo que tenham enquanto a água continuar a aparecer nas torneiras não haverá grande preocupação, tal como disse. Era bom sinal, se nunca tivessem essa preocupação, sinceramente.
Acaba por ser tudo junto, natureza a morrer, falta de água para a população, agricultura, pecuária e outras coisas. Estas secas também não ajudam muito no desenvolvimento do interior, muita gente acaba por se fartar, pois, têm de gastar imenso dinheiro na comida para os animais, e o dinheiro que foi gasto para criar os legumes e outros produtos também foi em vão. O próprio clima do país começa a não ajudar no desenvolvimento do mesmo na totalidade, apenas nas regiões do litoral onde há turismo mas ainda assim, o nosso clima começa a ser bastante desagradável em todo o lado. O clima do litoral no verão é bom para quem passa dias e dias com temperaturas entre os 35/40ºC (como eu) mas mau para os turistas, para quem lá vive e que gosta de praia, principalmente.
E volto a citar, esse pensamento é apenas de agora, sempre choveu e nunca havia tantas reclamações como há agora, uma coisa é reclamar com chuva no verão e quando chove várias semanas seguidas, outra é reclamar por chover um dia depois de meses e meses a ter tempo bom e sem chuva, e ainda mais custa ouvir isso quando estamos a passar por uma seca tão terrível como esta.
O Governo não pode fazer grande coisa para mudar a situação mas há outras coisas que pode fazer para por exemplo poupar mais água. Ontem foi publicada esta noticia no tópico do seguimento rios e albufeiras:
http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/agua-paga-atirada-ao-mar-ha-45-anos
Há necessidade de em anos como estes estar constantemente a deitar água fora? Tenho a certeza que não se está sempre a regar, nesse sentido deviam ser tomadas algumas medidas e tenho a certeza que se fosse mais poupada, as barragens talvez não estivessem numa situação tão má como muitas estão neste momento.
Quanto ao exemplo da Califórnia que deste no video, sempre teve um clima assim e está bastante habituada e preparada para as grandes secas.