Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Os avisos são lançados quando há probabilidade de algo acontecer. Se a frente não acumulou precipitação suficiente para o aviso amarelo nas estações, pode ter acumulado em outros sítios. Mesmo que não tenha acumulado precipitação suficiente para aviso amarelo em nenhum lugar, a probabilidade estava lá, a evolução no radar podia parecer favorável, e a população tem de ser avisada.

Uma coisa é os avisos à última da hora ou enquanto o evento está a acontecer, outra é avisos lançados correta e atempadamente que podem ou não materializar-se, mas que tem probabilidade de tal. Para estas situações talvez só a divulgação da probabilidade como faz a AEMET.

Damned if you do, damned if you don't, já diziam os ingleses.

Para se lançarem avisos meteorológicos sem se justificar não vale a pena, porque se não qualquer evento banal de chuva lança-se um aviso, é induzir o cidadão em erro.

Concordo, no entanto, se vires a previsão e o respectivo aviso amarelo diz o seguinte "Períodos de Chuva ou aguaceiros". Sabendo de antemão como são estas situações, pode muito bem cair 20mm em Alvalade e em Carnide apenas 2mm. O aviso está mal justificado para o Distrito de Lisboa?

Antes de se partir para a crítica, ainda para mais tratando-se de um órgão público (que é certo que já errou diversas vezes e está nesse direito) temos de ser racionais e ver as coisas não da perspectiva que desejamos mas da que corresponde à realidade.

Outro ponto importante, devido a um Verão muito prolongado é quase certo o entupimento das sarjetas por esse País fora. Se calha a chover de forma considerável e não existir um aviso amarelo, o potencial de inundações rápidas vai ser sempre ignorado. É típico do nosso País e já devíamos estar habituados a isso.

Concordo, no entanto, se vires a previsão e o respectivo aviso amarelo diz o seguinte "Períodos de Chuva ou aguaceiros". Sabendo de antemão como são estas situações, pode muito bem cair 20mm em Alvalade e em Carnide apenas 2mm. O aviso está mal justificado para o Distrito de Lisboa?

Antes de se partir para a crítica, ainda para mais tratando-se de um órgão público (que é certo que já errou diversas vezes e está nesse direito) temos de ser racionais e ver as coisas não da perspectiva que desejamos mas da que corresponde à realidade.

Outro ponto importante, devido a um Verão muito prolongado é quase certo o entupimento das sarjetas por esse País fora. Se calha a chover de forma considerável e não existir um aviso amarelo, o potencial de inundações rápidas vai ser sempre ignorado. É típico do nosso País e já devíamos estar habituados a isso.
Posso informar que não caiu nem vai cair para já nada de especial no distrito

• Gosto
Reactions: joselamego
Que eu saiba lançam-se avisos segundo os critérios e o entupimento das sarjetas não consta nos mesmos, isso já compete ás câmaras municipais.
Só acho que se lançam demasiados avisos por eventos banais, no dia em que ocorrer algo a sério, o cidadão não vai ligar nenhuma.

Se fossem avisos laranjas ou vermelhos...
É aviso amarelo, o mais baixo da escala de avisos do IPMA.
Não percebo qual o sacrilégio de lançar o aviso menos gravoso numa situação claramente de aguaceiros localmente fortes, com possibilidade de algum episódio extremo isolado. Mas ok...
Qual a estranheza de hoje caírem em bastantes sítios mais que 10mm numa hora, como o critério anuncia? Eu não vejo nenhuma estranheza.

Se fosse um aviso vermelho lançado hoje, aí sim, claro que concordava que era um falso alarme, e que iria provocar esse efeito de "banalização", agora o amarelo? Deixem-se de críticas exageradas ou sem nexo, quando há tanta outra coisa para melhorar, como p.ex. a história das falhas no radar quando é mais preciso.
Aposto que se houver algum azar localizado por causa de algum temporal, vem logo um motim a acusar o IPMA de não ter lançado aviso Laranja ou Vermelho... :rolleyes:

e o entupimento das sarjetas não consta nos mesmos, isso já compete ás câmaras municipais.

Ora lê lá bem, não foi isso que eu disse. É óbvio que o IPMA não emite avisos tendo por base o entupimento de sarjetas, mas esse facto pode sem dúvida potenciar uma inundação, e depois se não estivesse lá o aviso como é que iria ser? "Ah a culpa é do IPMA que não emitiu o aviso"
Quando não existiam avisos, era o carmo e a trindade, agora que os há afinal já não servem para nada só porque na nossa terra não cai mais que 1mm.
Eu nunca esperei mais de 5mm por aqui hoje e afinal caíram 10mm em apenas 1hora. A Meteorologia não é uma ciência exacta como já todos sabemos.

As queixas com os avisos são a extensão da frustração relacionada com a falta de chuva.

Escrito isto :D

qBwlr13m.jpg

Acrescento que não obstante a pouca expressão das células em altitude, a refletividade é localmente bastante significativa.

d9dS4cg.jpg

Se calhar devia haver aviso amarelo para o sul do país mas não há.

Creio que, as precipitações mais importantes desta depressão irão ocorrer a partir de agora, pois é notória a descida de temperatura

Segundo o UKMO, a passagem de uma frente oclusa irá ocorrer entre as 12 h de hoje e as 12 h de amanhã, as quais normalmente deixam mais instabilidade nesta região interior.

A62YaBM.png

As saídas dos modelos estão péssimas para a próxima semana ainda pensei que era desta que isto mudava mas estou enganado e até costumo ser optimista mas neste caso é impossível só se vê anticiclone enfim.:(
Também estava com esperança no modelo europeu...
Errei !

:(

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Estado
Fechado para novas mensagens.