Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Eu até estou optimista, já viram bem a última saída do GFS?

:w00t::w00t:

fjeDK.png

:w00t: :viva:

Fica o registo: :D
KcOsvun.png

Muito bom. Considerando que não é um bug do IPMA :D a que fator(es) se deve esta situação prevista para amanhã? Não terá a ver apenas com o cape presumo e com o gradiente/frio em altura que não é nada por aí além ou sim? Terá a haver com o facto de ser uma cut-off com expressão em altura? Em que isso se traduz? Ar relativamente seco a grandes altitudes com ar muito húmido a níveis médios, tal como aconteceu há uns dias nos Açores (o que por lá é raro)?

Muito bom. Considerando que não é um bug do IPMA :D a que fator(es) se deve esta situação prevista para amanhã? Não terá a ver apenas com o cape presumo e com o gradiente/frio em altura que não é nada por aí além ou sim? Terá a haver com o facto de ser uma cut-off com expressão em altura? Em que isso se traduz? Ar relativamente seco a grandes altitudes com ar muito húmido a níveis médios, tal como aconteceu há uns dias nos Açores (o que por lá é raro)?
O IPMA é um gajo optimista como eu. :D

Ar relativamente seco a grandes altitudes com ar muito húmido a níveis médios, tal como aconteceu há uns dias nos Açores (o que por lá é raro)?

A frente aqui teve muita HR em altitude e ar pouco saturado perto da superfície (o contrário do que escreveste). Não é raro.

O que a frente teve de menos comum foi o aspeto, com o pós-frontal a ser muito seco (e isso enfatiza a nebulosidade média-alta frontal). Nos outros grupos deve ter dado para ver claramente o fim da frente.

Monica López agora mesmo na TVE...
Meteo e televisão numa simbiose perfeita e o prazer que dá ver tanta qualidade informativa.

Devia acontecer o mesmo por aqui. Saudades dos tempos em que pela manhã antes de ir para a escola via as sras. do Tempo: Ilda Novo e Teresa Abrantes
Aqueles videowalls onde explicavam tudo o que era possível numa linguagem simples. Ficava a saber o tempo que ia estar no próprio dia. :cold::rain::calor:
Agora existe mas não é a mesma coisa. Falta algo...

A frente aqui teve muita HR em altitude e ar pouco saturado perto da superfície (o contrário do que escreveste). Não é raro.

O que a frente teve de menos comum foi o aspeto, com o pós-frontal a ser muito seco (e isso enfatiza a nebulosidade média-alta frontal). Nos outros grupos deve ter dado para ver claramente o fim da frente.

Obrigado pelo esclarecimento.

Mas penso que não falava da frente de anteontem, mas sim da cut-off que esteve aí "estacionada" no final da semana passada e ocasionou trovoada. Foi a mesma?

• Gosto
Reactions: joselamego
Estações, satélites e radar off, só falta ir o site abaixo! :buh: Continuo sem perceber porque é que isto só acontece nas poucas vezes que chove.

• Gosto
Reactions: jonas e joselamego
com pessimismos ou optimismos, uma coisa é certa: ao dia 1 ou 2 de um determinado mês dizer que tirando este episódio de instabilidade, o resto desse mesmo mês será só de AA não tem muito sentido, seja pelo mês a que nos estamos a referir (novembro, se fosse em julho/agosto concordava na forte possibilidade de assim ser), seja pela distancia temporal.
estou em crer que nem o IPMA nem qualquer outro serviço meteorológico seja de que país for, pode fazer tal afirmação e assegurar níveis elevados de fiabilidade de uma previsão a uma distancia temporal tão grande.
como sabemos previsões sazonais tem pouco ou quase nenhum valor, não existe nenhum meio tecnológico até à actualidade que permita índices de acerto em termos percentuais nas previsões sazonais, capazes de garantirem uma alta fiabilidade dos dados produzidos.
previsões a mais de oito dias possuem uma margem de erro bastante grande, principalmente em épocas do ano onde a dinâmica atmosférica não é a mesma de meses caracteristicamente estáveis como seja no verão.
é fácil prever um AA forte e estável durante um longo período de tempo nos meses de verão, a possibilidade de acerto é elevada, já não será tão fácil atribuir uma fiabilidade de uma previsão de AA duradouro em meses como este de novembro.
poderá de facto acontecer termos AA outra vez durante um longo período de tempo, ou não.
garantir ou dar como quase certo que assim será durante o mês todo é que já roça palpites de adivinhação, já agora gostava de ver em termos percentuais quais são as margens de erro das previsões sazonais ou mensais.

um abraço

Boa Tarde a todos!

Registei-me há pouco neste espaço que, reconheço ser um espaço onde prolifera e se reparte, o conhecimento e a curiosidade.
Já algum tempo que acompanho este fórum. Primeiro nos tópicos de seguimento dos rios e albufeiras, principalmente na minha zona (Médio Tejo), que encontrei pois procurava dados sobre as descargas de Castelo de Bode, e ultimamente tenho andado por aqui, muito influenciado pelos novos tempos que se apresentam diferentes e inexactos.
Resta-me agradecer também, a todos os que diariamente contribuem para a pluralidade deste fórum.

Bem Hajam! :thumbsup:

Marco Maia
Muito bem vindo!:)

Estado
Fechado para novas mensagens.