É bastante cedo para fazer previsões seguras até ao final do mês.
É bastante cedo para fazer previsões seguras até ao final do mês.
Alguém sabe dizer onde posso consultar aqueles diagramas com o ensemble do GFS? Aquele que tem run de controlo, run operacional etc com varias linhas etc?
Espero que me compreendam ahah
Eu quero acreditar que não vamos levar com o AA até ao final do mês, seria mau demais.Vamos ver se na segunda quinzena as coisas se recompõem em termos de precipitações, mas está difícil.
A posição do Anticiclone é basta favorável para o mediterrâneo e é exatamente esse trajeto que elas irão tomar segundo os modelos. Tiveram a maior seca de sempre mas agora estão a ser recompensados. Já nós, temos sempre o mesmo, por muito que enfraqueça está sempre em cima de nós.Trocamos com a Escandinávia???
Quem vencerá: AA de 1039 hPa ou as duas irmãs de 977 e 975 hPa??
Boas!
Lá vem o realista detestável de serviço...
Estive a ver o CFS e só dá AA até Dezembro pelo menos, no GFS e ECMWF nada... só dá AA.
Quem sabe lá para Dezembro:
Ou aguardamos até Janeiro:
As próximas semanas serão dramáticas para quem vive do Agro.
Realmente é verdade e é incrível o poder deste anticiclone. Já tivemos muitos outonos secos mas não nenhum como este, é que nem os restos das depressões que vão para as Ilhas Britânicas chegam cá. Tirando os 2/3 dias de chuva que houve em outubro e agora em novembro, não houve um único dia com céu nublado, pelo menos aqui. Noutros anos mesmo que não chova, sempre aparecem alguns dias nublados, algo diferentes para além de sol e sol, mas este ano nem isso. O que também tenho notado é a falta de dias com nevoeiro matinal, antes aparecia frequentemente por aqui e agora nem por isso, a verdade é que, tirando as vezes que chove também já nunca temos direito a ventos mais húmidos, assim que os eventos passam o vento roda logo para leste e depois esta pouca chuva que cai de nada serve.Por norma tento não ser pessimista, mas as saídas dos modelos são um desespero para quem anseia por chuva. Não falo apenas por aqueles que gostam de ver chover, mas por todos (e neste caso somos mesmo todos) que dela precisam para viver. O AA não cede e aquilo que nos vai chegando são os farrapos de algumas depressões. A circulação depressionária de Oeste está claramente interrompida há muito nas nossas latitudes. Basta ver que nem ao Minho e Douro Litoral chega.