belem
Cumulonimbus
Mudanças só mesmo na 2ª quinzena http://effis.jrc.ec.europa.eu/applications/monthly-forecast/
Interessante!
Mudanças só mesmo na 2ª quinzena http://effis.jrc.ec.europa.eu/applications/monthly-forecast/
Como já publiquei, o atual cenário até vai no sentido de alguns estudos que indicam que o anticiclone, com o AG, comece a passar mais tempo nas redondezas da PI. Mas este tipo de coisas também inevitavelmente ocorrerá periodicamente no âmbito das variações naturais. O que o AG traz é a redução do espaçamento entre as ocorrências (aliado ao aumento da temperatura).
De que forma é que este evento está correlacionado com o AG? Boa sorte em tentar descobrir a resposta.
Bom dia Daniel ,Bom dia,
Sou o Daniel, tenho 24 anos e sou do concelho de Carregal do Sal.
Já acompanho o fórum há algum tempo mas nunca me registei porque não tinha um grande conhecimento sobre esta área. Contudo, fui acompanhando as vossas intervenções e aprendendo com elas. O conhecimento que hoje tenho nesta área é devido a este fórum e às pessoas que participam nele. Desde já fica o meu agradecimento para essas pessoas.
Lembro-me da ultima neve que caiu na altura do Carnaval e que ainda acumulou bastante embora não tenha durado muitas horas. Penso que ainda tenho fotos dessa dia memorável. Eu já li referencias desse dia do user Mr. Neves que é de Tondela e que gosto muito de acompanhar o seu seguimento meteorológico.
A minha foto (avatar) é deste ano durante o mês de Janeiro numa zona onde geava muito (vale do rio Dão).
Para finalizar, a situação não está fácil (refiro-me à seca). Como todos sabem, os modelos só mostram AA. Embora me pareça que existe a possibilidade de mudança para a segunda quinzena do mês porque o ECM já mostra qualquer coisa às 240h (não sei se estou a fazer a leitura adequada).
Uma coisa que tenho reparado, o GFS , volta e meia ameaça com uma entrada fria no fim da simulação, será que a tendência neste e no próximo ano, poderá, eventualmente, trazer-nos uma entrada fria daquelas continentais, tipo anos 50 em que neva abundantemente à cota 0?