Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
"Bombardeamento" à vista:

ffXehry.jpg

Com ou sem radar este evento está a ser fraco, como eu esperava. Apenas aguaceiros localizados. Aqui por exemplo hoje nem choveu praticamente, sigo com 1mm

Com ou sem radar este evento está a ser fraco, como eu esperava. Apenas aguaceiros localizados. Aqui por exemplo hoje nem choveu praticamente, sigo com 1mm
Á partida já se esperava que este evento fosse no geral fraco, a comunicação social é que teve de fazer o seu papel para vender jornais.
E o aviso para trovoadas fortes hoje? é para rir.

não entendo esse aviso de trovoada, nem um único para estes lados...

Alguém tem ideia pq ´que antigamente havia tanta trovoada e agora é um fenómeno raro? Por antigamente quero dizer finais de 80 e 90...

Se assim é porque raramente colocam este aviso? já houve situações muito mais gravosas que esta nomeadamente em trovoadas de Verão que não lançam qualquer aviso para trovoada.
Realmente é verdade. Ainda, no verão passado houve um dia em que se formaram células bem fortes na serra de Aracena e que depois entretanto se dirigiram para o Alto Alentejo e nem um aviso. Nesse dia a trovoada era perigosíssima, raios constantes ( nunca tinha visto tal coisa) e na sua aproximação houve momentos em que o vento era fortíssimo, eu próprio tive medo que houvesse alguma coisa. Também é de referir que nesse dia não estava prevista tal quantidade de instabilidade mas o radar existe por alguma razão.
Pode ser que tenham decidido lançar um aviso de trovoada em todas as situações de instabilidade deste género, cada vez há situações mais imprevisíveis e perigosas.

O aviso é de trovoada, não de trovoada forte. Os "fenómenos extremos de vento" é uma designação genérica que o IPMA usa sempre que há instabilidade que possa ter carácter rotativo/de exrenso desenvolvimento vertical.

Ah e:
jSVLCUA.png

E ainda se formam células a esta hora.
Bem activo o nosso tornado alley. Mas felizmente parece que não houve fenómenos extremos.

A saída das 00 de hoje do GFS, mostra o "quase" partir a escala toda. :huhlmao:Vou, alugar um barco, quase 60 mm era o dilúvio:surprise:

Estado
Fechado para novas mensagens.