Davidmpb
Super Célula
À vontade o de Arouca apanha a minha zona.Podem-me enviar o de Coruche e ficam com o de Arouca. O sul é para ficar deserto de qualquer das formas
À vontade o de Arouca apanha a minha zona.Podem-me enviar o de Coruche e ficam com o de Arouca. O sul é para ficar deserto de qualquer das formas
Pura ilusão, penso que isso é só no mapa porque se não tiveres o de Coruche, ficas às cegas. Antes de o radar de Arouca aparecer, o radar de Coruche mostrava cor até ao Porto mas entretanto a precipitação apenas começava a ser lida a partir de Aveiro. Da última vez que choveu, o radar de Coruche esteve off no último dia e aqui chovia torrencialmente e não aparecia nada no radar, portanto faz falta tê-lo.À vontade o de Arouca apanha a minha zona.
À vontade o de Arouca apanha a minha zona.
A horizontal radar beam detects raindrops at a height of 1 kilometre above the Earth's surface from rain that is 100 kilometres away from the radar. It detects raindrops at a height of 3 kilometres from rain that is 200 kilometres away, and at a height of around 7 kilometres at a distance of 500 kilometres from the radar. In winter especially, the rain clouds can be below the radar beam at a distance of more than 200 kilometres from the radar, and hence the radar beam will overshoot the rain. As a result, the radar image will not show any rain even though at the ground level it may be raining at the time.
Estou-me a citar a mim próprio, mas parece que ninguém leu eu volto a colocar aqui:
"yah já não é a primeira vez que reparo que esta a chover na Argélia e Marrocos e cá nada...é estranho. Mas parece-me realmente q algo estranho se esta a passar no oceano...cada vez mais quente? Atlântico mais quente às nossas latitudes significa mais anticiclone?
Bem, eu não entendo nada do assunto, isto é só a atirar para o ar "
Este AA tão forte pode ser resultado de alterações climáticas? Temos um Atlântico Norte mais quente? Temos uma corrente do golfo mais intensa e com mais calor? Isso lança o AA sobre a Península com mais frequência? Tudo questões que um leigo pode colocar...
E poupa-se em serviços de meteorologia.
Como não precisam de radar mandem-no para cá
O IPMA daqui a uns anos:
Já está a partilhar...O IPMA daqui a uns anos:
Lamento decepcionar-te. Os meses animados são dezembro e depois fevereiro...Dizem as más línguas das sazonais.De qq maneira tenho um feeling que o Janeiro vai ser um mês bastante animado!
Podes crer, pena o ECMWF só mostrar AAAAMaravilha esta última saída do GFS, seria um fim do mês em grande: