Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
À vontade o de Arouca apanha a minha zona.
Pura ilusão, penso que isso é só no mapa porque se não tiveres o de Coruche, ficas às cegas. Antes de o radar de Arouca aparecer, o radar de Coruche mostrava cor até ao Porto mas entretanto a precipitação apenas começava a ser lida a partir de Aveiro. Da última vez que choveu, o radar de Coruche esteve off no último dia e aqui chovia torrencialmente e não aparecia nada no radar, portanto faz falta tê-lo.

Estou-me a citar a mim próprio, mas parece que ninguém leu eu volto a colocar aqui:

"yah já não é a primeira vez que reparo que esta a chover na Argélia e Marrocos e cá nada...é estranho. Mas parece-me realmente q algo estranho se esta a passar no oceano...cada vez mais quente? Atlântico mais quente às nossas latitudes significa mais anticiclone?
Bem, eu não entendo nada do assunto, isto é só a atirar para o ar ;)"

Este AA tão forte pode ser resultado de alterações climáticas? Temos um Atlântico Norte mais quente? Temos uma corrente do golfo mais intensa e com mais calor? Isso lança o AA sobre a Península com mais frequência? Tudo questões que um leigo pode colocar...

À vontade o de Arouca apanha a minha zona.

O de Arouca está a 900 metros daí que não seja muito diferente.

A horizontal radar beam detects raindrops at a height of 1 kilometre above the Earth's surface from rain that is 100 kilometres away from the radar. It detects raindrops at a height of 3 kilometres from rain that is 200 kilometres away, and at a height of around 7 kilometres at a distance of 500 kilometres from the radar. In winter especially, the rain clouds can be below the radar beam at a distance of more than 200 kilometres from the radar, and hence the radar beam will overshoot the rain. As a result, the radar image will not show any rain even though at the ground level it may be raining at the time.

De que radar estás mais perto? De Arouca/Coruche ou de Cáceres? Individualmente o espanhol até pode ser melhor não obstante os gráficos arcaicos da AEMET.

Como PT é pequeno não há assim tantas diferenças mas por exemplo em Espanha duvido que a cobertura radar seja perfeita. Como Espanha tem globalmente pouca densidade populacional, não há assim tantos eventos de chuva estratiforme (nos Açores a nebulosidade baixa reina daí que ou há 3 radares ou as observações não serão as mais corretas) e a relação distância vs cobertura do radar é geralmente desconhecida não há grandes problemas.

PT não chega aos 600 kms e tem 3 radares. A abrangência da cobertura de radar mais eficiente é bastante pequena.

Última edição:
Estou-me a citar a mim próprio, mas parece que ninguém leu eu volto a colocar aqui:

"yah já não é a primeira vez que reparo que esta a chover na Argélia e Marrocos e cá nada...é estranho. Mas parece-me realmente q algo estranho se esta a passar no oceano...cada vez mais quente? Atlântico mais quente às nossas latitudes significa mais anticiclone?
Bem, eu não entendo nada do assunto, isto é só a atirar para o ar ;)"

Este AA tão forte pode ser resultado de alterações climáticas? Temos um Atlântico Norte mais quente? Temos uma corrente do golfo mais intensa e com mais calor? Isso lança o AA sobre a Península com mais frequência? Tudo questões que um leigo pode colocar...

... e poucos podem responder.

Variações anuais são inevitáveis. Quanto aos pormenores, bom, a ignorância geral não dá para mais.

• Gosto
Reactions: jamestorm
E poupa-se em serviços de meteorologia.

Como não precisam de radar mandem-no para cá :D

O IPMA daqui a uns anos:

:lol:

c1pHWob.jpg

Ora com toda a certeza absoluta nos anos anteriores por esta altura na descritiva do ipma já tinha visto "queda de neve nos pontos mais altos da serra da estrela..."

Como é possível estamos quase em dezembro e nem um pingo de chuva...
De qq maneira tenho um feeling que o Janeiro vai ser um mês bastante animado!

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

• Gosto
Reactions: joselamego
O ECM está perdido. Completamente às aranhas... Já previu de tudo. Entrada atlantica, ciclogénese explosiva, cut-off a SW, AA mesmo por cima de nós, AA a oeste....
A cada saída muda, mas o ensemble tem vindo a mostrar uma coisa: Uma tendência para que a mudança de padrão possa nao acontecer...

Quanto ao GFS, nem comento, todos sabemos que a mais de 5\6 dias normalmente é um desastre.

Estado
Fechado para novas mensagens.