Dias Miguel
Cumulonimbus
eu ainda tenho uma ténue esperança que surja alguma coisa parecida com isto
O JMA modela algo do género, mas já sabemos como é esse modelo
Era bom que isso acontecesse, pois com a influência da anomalia positiva de temperaturas da água do mar, nunca se sabe como irá ou não desestabilizar-se a atmosfera junto de Portugal Continental.
Quanto ao frio, creio que será desagradável tendo em conta os Invernos amenos que temos vivido nas últimas décadas e a desabituação de eventos frios em Portugal. Creio que, tal como acontece com os eventos extremos de calor, deverá só arrefecer a sério em situações como a que iremos viver nos próximos dias. Há que salientar também a descida prevista de temperaturas, significativa de um dia para o outro. Isso sim é preocupante, pois descer de 14 ºC para 5 ºC de terça para quarta como se prevê em Portalegre, irá influenciar ainda mais a sensação de desconforto térmico...
Ahhh e uma pequena constatação: é verdade que este Inverno está seco, monótono e sem grandes eventos, mas recordo-vos que vamos no primeiro mês e ainda faltam dois meses, os quais podem dar "um ar da sua graça" . Por acaso já repararam na evolução prevista pelo ECM e a "bomba" que surge no Atlântico, cuja trajectória é influenciada pelo anticiclone a caminho da Gronelândia???