Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Já se percebeu o que pensas do IPMA, já ficou claro muita vez. Insurgi-me contra uma forma e não um conteúdo. Sobre isso não sei. Sabes que hoje só está lá um estagiário. Ok, vou assumir que o sabes.

Não me interessa minimamente formas ou conteúdos... Mas sim factos concretos... a AEMET já emitiu os avisos e a MeteoGalicia também... Entristece-me a completa inoperância daquela instituição. E sim... Na minha opinião (que nada vale) podiam implodir aquilo e fazer algo sério... Não têm competência... Rua! Não sabem comunicar? Rua!
É assim em todo o lado, Portugal merece.
E não é que dê importância aos avisos do IPMA em demasia, porque não dou, não concordo com nada no sistema, nem critérios nem mapas nem nada como toda a gente percebeu... É apenas uma questão de princípio.

E também informar-se, antes de escrever, é algo importante. Por isso passo a citar, o Portal do IPMA.

Ao IPMA compete assegurar a Vigilância Meteorológica e emitir Avisos Meteorológicos sempre que se prevê ou se observam fenómenos meteorológicos adversos.

Esta página de Avisos tem por objetivo avisar as Autoridades de Proteção Civil e a população em geral para a ocorrência de situações meteorológicas de risco, que nas próximas 24 horaspossam causar danos ou prejuízos a diferentes níveis, dependendo da sua intensidade.

Não defendendo ou acusando a instituição, não é por isso que estou aqui, esta informação é a resposta simples para quem pede por emissão de avisos meteorológicos. No entanto, não deixo de concluir que o sistema está preso por demasiados constrangimentos que o impedem de ser flexível, algo que nesta ciência é fundamental, como também não posso deixar de posicionar contra discursos algo "incendiários" contra uma instituição que bem ou mal, é a nossa instituição.

Última edição:

O IPMA já avisou a ANPC (e estes ontem notificaram a população).

A que se deve o atraso nos avisos no portal? Boa pergunta. Devem estar à espera do AROME 12z para saberem a cor dos avisos :D

A TV não está a avisar para o mau tempo? Então há muita crítica sem fundamento.

A maior parte da população nem deve saber qual é o portal do IPMA :D

Boa tarde,

Mau tempo? O tempo nem é bom nem é mau é o que é, lógico a não existência de quaisquer avisos, ora se nem chove, nem neva, nem há vento...
Para que servem os avisos, para nada.

Informação especial

Comunicado válido entre 2017-12-07 13:45:00 e 2017-12-16 13:45:00

Assunto: Episódio de tempo chuvoso em Portugal Continental
O território do Continente está a ser afetado por um setor quente, originando tempo húmido e ocorrência de precipitação fraca.

Nos dias 10 e 11, domingo e segunda-feira, devido à passagem de uma superfície frontal fria, associada a uma depressão muito cavada centrada a norte do Continente, prevê-se precipitação por vezes forte, e sendo persistente na região Norte, começando na manhã de dia 10, na região Norte, progredindo para a região Centro durante a tarde, e ao restante território na noite de dia 10 para dia 11. Prevê-se ainda queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro no dia 11.

O vento irá intensificar durante o dia 10, tornando-se forte de sudoeste, com rajadas até 110 km/h, podendo chegar a 120 km/h nas terras altas até ao início da manhã de dia 11.

Prevê-se também um aumento da altura significativa das ondas a partir de dia 10, com valores entre 5 e 6 metros, podendo chegar a 10 metros de altura máxima.

Estão emitidos avisos LARANJA relativos a vento, precipitação e agitação marítima em alguns distritos do Continente para os dias 10 e 11.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Para mais detalhes sobre avisos meteorológicos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

O aviso laranja é conservador. Parece haver condições favoráveis para acumulados correspondentes a vermelho.

O GFS indica >60 mms em 6 horas.

mVLPoV6l.png

Nas zonas mais afetadas pela precipitação orográfica seria um aviso alaranjadó-vermelho apenas e só porque o GFS por vezes exagera. Mas nunca se sabe.

É bom que limpem as sarjetas. Pode haver muita inundação.

Última edição:
Não sei porque a malta se queixa tanto da Meteorologia. Acho que fazem um excelente trabalho, e tem um site impecável, que gente inculta em meto como eu consegue perceber como vai estar a meteo. E as previsões até são fiáveis comprando com outros sites.
Avisos? Para que?? ainda hoje fui ver se estavam a limpar alguma coisa para o mau tempo e fui a 4 cidades: Leiria, Alcobaça, Caldas e Peniche, é igual ao litro avisar ou não avisar que ninguém faz nada!!!
Obrigado IPMA, um serviço de excelência em Portugal

Por acaso o site do IPMA é dos mais procurados, só tenho pena que quase nunca corresponda às expectativas da população em geral... Não tenho grande consideração pela forma de trabalhar do IPMA, infelizmente.

O IPMA já avisou a ANPC (e estes ontem notificaram a população).

A que se deve o atraso nos avisos no portal? Boa pergunta. Devem estar à espera do AROME 12z para saberem a cor dos avisos :D

A TV não está a avisar para o mau tempo? Então há muita crítica sem fundamento.

A maior parte da população nem deve saber qual é o portal do IPMA :D

• Gosto
Reactions: joselamego
Curiosamente, criticam o IPMA, mas desde ontem que têm um comunicado no site a avisar/alertar para o mau tempo.

A maioria da população, quer lá saber, se o mapa está pintado em amarelo, vermelho ou azul às bolinhas.

Agora, todos os dias, se o mapa não está pintado da cor que eu quero é um rol de críticas sem qualquer fundamento. Já, na última situação que choveu, parecia ser o coro da Maria Madalena, ai que incompetentes ai isto, ai aquilo, é uma situação normal e colocam avisos amarelos e no fim existiu ocorrências nos distritos que estavam sob aviso amarelo.

Qual a cor do aviso no seu distrito?

Se quiser, aviso laranja, ligue 760450450
Se quiser, aviso vermelho, ligue 760460460

Você decide, qual a cor do aviso e pode ganhar uma estadia no centro da tempestade Ana. :D

Estado
Fechado para novas mensagens.