Francisco Afonso
Cirrus
obrigadoEu também mas vê o modelo no meteociel ai não têm problemas.
obrigadoEu também mas vê o modelo no meteociel ai não têm problemas.
Sabes perfeitamente que as coisas não são assim. A previsão funciona por turnos, sempre com vários meteorologistas.Gratuitamente?...
Não há avisos? Simples... É feriado... Só ficou lá o estagiário que não pode fazer nada...
obrigado
"AVISO À POPULAÇÃO
PRECIPITAÇÃO, NEVE, VENTO E AGITAÇÃO MARITIMA
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide – Portugal T.: 351 21 424 7100 | www.prociv.pt
1/3
SITUAÇÃO
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 7 de dezembro, pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), prevê-se, para os próximos dias, o agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:
Chuva forte e persistente nas regiões do Norte e do Centro no domingo, 10 de dezembro, e segunda-feira, 11 de dezembro; Chuva forte alargada todo o território do Continente a partir madrugada de segunda-feira,11 de dezembro, até ao final da manhã desse dia; Queda de neve nos pontos altos da Serra da Estrela na segunda-feira, atingindo a cota de 800/1000 metros de altitude ao longo desse dia; Vento forte de sudoeste, a partir da tarde de domingo e durante segunda-feira, com rajadas até 90 km/h, na generalidade do Norte e Centro, e muito forte, com rajadas até 110 km/h, nas terras altas do Norte e do Centro, rodando gradualmente de quadrante para noroeste e diminuindo de intensidade; Agitação marítima na segunda-feira com ondas de altura superior a 5 metros em toda a costa ocidental.
A serio esperam-se ventos fortes e ciclogenese explosiva e o IPMA ainda nada...sem qualquer aviso,às vezes cai umas gostas de chuva e é logo laranja, não entendo...A serio despeçam-me aquela gentinha
Só não consigo entender uma coisa, têm email, têm telefone, têm morada fiscal.. porque razão se realmente acham que são incompetentes não exercem essa insatisfação nos locais próprios ? Enchem o tópico com afirmações e mesmo até provocações a um organismo público cujos membros nem estão aqui presentes para quê ?
Santa paciência desculpem lá, uma coisa é criticar construtivamente, outra bem diferente é lavar a roupa suja.
E voces continuam a defender o IPMA, pago por todos nós, serviço público, como se fossem os donos daquilo.Despeçam... Gentinha... Em que se fundamenta para vir sistematicamente insultar os profissionais do IPMA?
Parece-me que é mais uma vez a típica maledicência tuga...
Sabes perfeitamente que as coisas não são assim. A previsão funciona por turnos, sempre com vários meteorologistas.
Aparte da demora ou não na emissão dos avisos, que até é uma discussão válida, tenham lá um bocado de noção do tipo de afirmações que estão a fazer...
Quanto às cores dos avisos, concordo plenamente que a esta distância se lance o laranja, pois já é um alerta relevante e generalizado, que deixa as pessoas atentas. E não concordaria nada com o vermelho lançado já a 48h com tanta alteração possível e corridas de modelos até lá. Isso sim era um banalizar do nível mais grave correndo o risco de o tornar pouco alarmante.
Não tenho qualquer dúvida que se nas 24h mais próximas do evento persistir o sinal claro de possibilidade de passar limiares de vermelho nos modelos utilizados pelo IPMA o aviso vermelho será lançado.
Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
Que grande temporal que vai ser , as rajadas de vento até poderão rondar os 130 km , acho que vai ser semelhante ao gong , o ipma tem de rever os seus avisos , o Minho merecia um aviso vermelho devido a precipitação e de vento também , pois acho que no norte as rajadas vão andar á volta dos 140 km o que já implica um aviso vermelho .