Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Se escolhesse ia para a Austrália, sol, calor, chuva e trovoadas, melhor que este clima. Se a vida voltasse a trás, provavelmente hoje estaria na Nova Zelândia ganhava bem e tinha ido atrás do meu grande amor, há 15 anos atrás. :D
Se calhar a rapariga está só e ainda à tua espera.:D

Ora nem mais , ia fazer uma visita xD

Se calhar a rapariga está só e ainda à tua espera.:D

Nada disso. Estão todos errados. :D Vocês são tramados, lembrei-me disso e pumba a darem cabo de mim para irem ao copo de água. :D

Se eu for lá, desencontramos, ela vem cá este ano, logo poupo na viagem. :o Mas, não está só, embora deixe lá o namorado. :lmao:

Nada disso. Estão todos errados. :D Vocês são tramados, lembrei-me disso e pumba a darem cabo de mim para irem ao copo de água. :D

Se eu for lá, desencontramos, ela vem cá este ano, logo poupo na viagem. :o Mas, não está só, embora deixe lá o namorado. :lmao:
Vá, por outras palavras há quem vá receber um par de cornos:lmao:( brincadeira).

Eu também gostava de ter frio :rolleyes:

5LHGkQG.png
Tal e qual... hoje andei o dia inteiro de manga curta! Nunca tal me lembro de tal coisa! 20/21°c de máxima nos últimos dias!! Houve um dia que cheguei a registar 23°!! Já tenho saudades do frio e de ver uma boa saraivada...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Para aumentar a esperança :D

ZolaBOy.png

Brinco mas esse modelo faz parte do NMME que o NWS usa (mais abaixo).

Se queres um Janeiro chuvoso não percebo a ênfase no CFS (já te mostrei que a sua eficácia a longo prazo é discutível) até porque também o ECMWF mostra isso e é consistentemente visto como o melhor modelo.

Na meteorologia moderna não se usa um ou outro modelo para se fazer as previsões (sazonais e não só). Isso ocorre tanto na Europa como nos EUA. A malta é que tenta depositar as esperanças no modelo que mais convém :D
Continua tudo na mesma. Oxalá que isso se venha a concretizar, é apenas um desejo mas não são esperanças de que isso venha realmente a acontecer.
Uma coisa é certa, os próximos 3 meses serão decisivos para se iremos ter um verão horrível ou tranquilo em todos os sentidos. Vamos ver!

• Gosto
Reactions: joselamego
Tal e qual... hoje andei o dia inteiro de manga curta! Nunca tal me lembro de tal coisa! 20/21°c de máxima nos últimos dias!! Houve um dia que cheguei a registar 23°!! Já tenho saudades do frio e de ver uma boa saraivada...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

qG2lCjM.png

Os dez's de 2009 e 2010 foram bem fresquinhos. Muitos pós-frontais :D

GzXzdsK.png

WuJuT8a.png

Dada a dispersão das anomalias consoante os grupos é difícil determinar uma sinótica que afete todos os grupos. Ainda assim, 2011 parece-me ter sido, em média, o Dez mais quente:

Aei9d7U.png

Este Dez tem uma sinótica diferente:

YvHEfOx.gif

Ainda assim, e tendo em conta a primeira metade do mês e ao facto de não se vislumbrarem grandes pós-frontais até ao final do mês, este Dez fará certamente concorrência feroz a 2011.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e lserpa
A saída das 00z do gfs mostra uma entrada atlântica (penso que é assim que se denominam estas entradas) que poderá trazer chuva a boas quantidades e neve no pós-frontal.
Tudo isto a partir das 228h...

Também já vi previsões de chuva para depois do Natal, a ver vamos o que os modelos nos próximos dias nos vão revelar.

• Gosto
Reactions: joselamego
1PNpNtl.png

Chuva no ECM? Aí volto à miragem:

HlPDx6w.png

O GFS tem o mesmo padrão, só que com menos chuva:

PsWn4n3.png

YxSz5e6.png

Enquanto que é improvável que isto aconteça...

tempresult_ocd3.gif

... quem sabe se para o natal o anticiclone não se desloca o suficiente para oeste e permita o surgimento de uma cut-off ou um cavado com mais intensidade? Algo deste género pode só aparecer 3 ou 4 dias antes de efetivamente ocorrer.

EDM1-216_meq8.GIF

Há que esperar. Realisticamente não há outra opção :D

Estado
Fechado para novas mensagens.