Deixo só um exemplo : aquando do evento de 9 de Janeiro de 2009, no dia anterior os modelos, a previsão do IPMA ,etc. previam um banal evento de neve a cotas médias acima dos 600/ 700 m. E nevou com acumulação à cota 0 no Litoral.
Às vezes, ocorrem eventos extraordinários nos invernos mais fracos.
Esse inverno de 2008 / 2009, se não fosse esse fantástico evento, não teria ficado na história. Teria sido mesmo um dos mais fraquinhos das últimas décadas, com um Outono ameno e quase sem chuva, pouco mais de duas semanitas de alguma chuva e frio. E tivemos uma Primavera antecipada logo a meados de Fevereiro com temperaturas bastante elevadas para a época. No seguinte mês de Março já se falava em seca. Recordam- se?
Só para dizer que já houveram invernos muito, muito maus no passado, não é só este ano.
Eu, apesar de não ser velho, já tenho uma idadezita para me lembrar de muita coisa.
No início dos anos 90 tivemos alguns invernos horríveis quase sem chuva, com incêndios e quase sem neve ( na altura até se discutia se no futuro deixaria de cair neve em Portugal) .
Nos anos 80 tivemos alguns verões com ondas de calor horríveis. Aqui no Minho, foi brutal a onda de calor de 81, a maior de sempre aqui em Viana do Castelo, com temperaturas sempre nos 30 e tal graus, com recorde de temperatura em Junho, as maiores mínimas tropicais de sempre por cá. E uma onda de calor muito mais prolongada do que no ano passado.
E outra onda de calor por volta meados dos anos 80.
Na altura até racionamento de água foi feito.