BeiraTejo
Nimbostratus
é incrivel as diferenças climaticas que existem no nosso rectangulo, ontem fui correr e cheguei todo encharcado a casa, liguei a tv na volta ao algarve e o sol brilhava por lá
Vamos precisar de vodka para esquecer ou curar a dor que vamos ter no a verão....seca, seca, seca!Ahahah!! Muito bom, o que faz a Vodka Não andas a beber a bebida certa @joselamego, medronho já era
Mas a situacao atual é muito pior que em 2005.Uma coisa é certa, se vier um verão como este vamos ter das maiores secas dos últimos anos, talvez maior que a de 2005 que foi um ano terrível. As nascentes aqui pela Cova da Beira estão iguais ao que estavam em Julho, esta precipitação que ouve pelo Natal só ajudou a manter, e as pessoas que têm quintas, como eu, já se perguntam o que semear e quantidades porque a água será pouca para rega. Veremos se Março, Abril e até o próprio Maio teremos as chuvas que tanto precisamos e que o verão seja mais ameno e com muitas trovoadas, mas bem molhadas.
Por outras palavras, ainda há muita incerteza a partir do dia 21.
Não estivéssemos em plena seca, até podia perceber esse post no que diz respeito à neve. Agora tendo em conta a situação em Portugal é completamente descabido.Mas ter uma NAO- negativa em pleno marco nao significa nada. ja nao há frio acumulado e a luz solar é muito maior. Ou bem que haja uma NAO- em Dezembro ou Janeiro ou entao é para esquecer. Este alarido todo em volta da quebra do vortice polar nao passa disso mesmo alarido.
Mas ter uma NAO- negativa em pleno marco nao significa nada. ja nao há frio acumulado e a luz solar é muito maior. Ou bem que haja uma NAO- em Dezembro ou Janeiro ou entao é para esquecer. Este alarido todo em volta da quebra do vortice polar nao passa disso mesmo alarido.
Mas a questao é que nao ha por enquanto nenhuma mudanca de padrao. E eu estando a viver na Belgica prefiro ver neve. Daí o meu comentário.Queres neve mas a urgência reside na chuva. Percebes a diferença?
Correlação não significa causalidade. Quando a NAO está negativa há tendencialmente mais chuva no território português.
Mas a situacao atual é muito pior que em 2005.