Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
CSmmOHcl.png

QavlkStl.png

Por outras palavras, ainda há muita incerteza a partir do dia 21.

Uma coisa é certa, se vier um verão como este vamos ter das maiores secas dos últimos anos, talvez maior que a de 2005 que foi um ano terrível. As nascentes aqui pela Cova da Beira estão iguais ao que estavam em Julho, esta precipitação que ouve pelo Natal só ajudou a manter, e as pessoas que têm quintas, como eu, já se perguntam o que semear e quantidades porque a água será pouca para rega. Veremos se Março, Abril e até o próprio Maio teremos as chuvas que tanto precisamos e que o verão seja mais ameno e com muitas trovoadas, mas bem molhadas.

Uma coisa é certa, se vier um verão como este vamos ter das maiores secas dos últimos anos, talvez maior que a de 2005 que foi um ano terrível. As nascentes aqui pela Cova da Beira estão iguais ao que estavam em Julho, esta precipitação que ouve pelo Natal só ajudou a manter, e as pessoas que têm quintas, como eu, já se perguntam o que semear e quantidades porque a água será pouca para rega. Veremos se Março, Abril e até o próprio Maio teremos as chuvas que tanto precisamos e que o verão seja mais ameno e com muitas trovoadas, mas bem molhadas.
Mas a situacao atual é muito pior que em 2005.

CSmmOHcl.png

QavlkStl.png

Por outras palavras, ainda há muita incerteza a partir do dia 21.

Mas ter uma NAO- negativa em pleno marco nao significa nada. ja nao há frio acumulado e a luz solar é muito maior. Ou bem que haja uma NAO- em Dezembro ou Janeiro ou entao é para esquecer. Este alarido todo em volta da quebra do vortice polar nao passa disso mesmo alarido.

• Gosto
Reactions: joselamego
Estação Faro (Aeroporto):

01/10/2004 a 31/01/2005: 103 mm
01/10/2004 a 30/09/2005: 151 mm

01/10/2017 a 31/01/2017: 113.8 mm

Um pouco pior, em 2005. Fevereiro de 2005 caíram 8.3 mm, não está muito diferente deste Fevereiro. Nos últimos 10 Invernos, só 3 foram normais ou acima da média, por isso, já é normal o Inverno ser seco, por aqui. Agora, é ver o que nos reserva até Maio que vem a época das chuvas novamente, as estações de transição é que fazem a diferença e não o Inverno, no Algarve.

Falta 37.5 mm para Faro igualar o ano hidrológico 2004/2005, por isso, não há crise.

Mas ter uma NAO- negativa em pleno marco nao significa nada. ja nao há frio acumulado e a luz solar é muito maior. Ou bem que haja uma NAO- em Dezembro ou Janeiro ou entao é para esquecer. Este alarido todo em volta da quebra do vortice polar nao passa disso mesmo alarido.
Não estivéssemos em plena seca, até podia perceber esse post no que diz respeito à neve. Agora tendo em conta a situação em Portugal é completamente descabido.
Não querendo ser alarmista, o que não sou, pelo menos tento pautar-me pela racionalidade, diria que esta possível mudança de padrão será a última réstia de esperança para que possamos ter um verão não tão complicado como se perspectiva.

Como dizem os ingleses: "hope for the best, prepare for the worst". Neste momento é o meu lema para o que pode acontecer daqui para a frente.

Queres neve mas a urgência reside na chuva. Percebes a diferença?

Correlação não significa causalidade. Quando a NAO está negativa há tendencialmente mais chuva no território português.

Na minha opinião, para ser sincero, prefiro neste momento chuva, pois corre-se o risco de nas próximas semanas a paisagem ficar amarela/queimada, isto se não chover. Neste momento ainda é verde, pelo menos na zona de onde vivo. Valorizo mais ter água, boa paisagem e produção na agricultura do que simplesmente a neve. Prefiro produção em vez de tentação. Apesar da neve ser vantajosa para a agricultura. Ficaria muito mais triste se visse o solo seco e queimado do que não ver neve.

Por outro lado, nem me importaria se viesse uma tempestade, seja como for, desde que transporte água é um bem essencial.

Cumprimentos.

Queres neve mas a urgência reside na chuva. Percebes a diferença?

Correlação não significa causalidade. Quando a NAO está negativa há tendencialmente mais chuva no território português.
Mas a questao é que nao ha por enquanto nenhuma mudanca de padrao. E eu estando a viver na Belgica prefiro ver neve. Daí o meu comentário.

Estado
Fechado para novas mensagens.