ECMWF com muita precipitação prevista
Bem, já era pedir demais.
Não resolvia a seca, mas ajudava bastante, nesse mês grande parte do país passou dos 200mm de acumulado mensal, assinava já por baixo um mês de Março igual a esse.
O ECM prevê chuva, mas não tanta porque está sozinho na posição da entrada fria, em vez de a meter nas Ilhas Britânicas como os outros, mete na PI empurrando assim as depressões do Atlântico para Oeste. Era o que faltava agora, vir uma entrada fria a substituir o AA como barreira para a precipitação em Portugal, também já era azar a mais.Março de 2013 foi fracote, nem chegou a 200 mm no litoral algarvio, só mesmo entre Aljezur e Alte. Em termos comparativos, o ano de 2013 foi seco até ao início de Março, mas trazia mais bagagem cerca de 300 mm para trás.
Os modelos que levam o troféu do dia com as melhores cartas a nível de precipitação: são GEM e Aus.
O ECM e o AUS não prevêem chuva até Domingo, os restantes 3 prevêem e não admirava nada que os outros fossem atrás do ECM, é que ele está completamente sozinho, o ECM tem um defeito às vezes é o 1º a colocar dilúvios e depois retira tudo e já não volta a colocar.
Muita, muita, muita incerteza nos modelos, a chuva será que vem mesmo para a semana? Já comprei Compensam que é para a azia.
Wow!A melhor parte dessa operacional do ECMWF ainda é isto, quem é que emoldura? Não fosse a grande incerteza provocada pelo split do vórtice e a distância horária:
Não, não !!! ....
Eu apostei numa rodada de medronho ( eu a pagar)
Não queremos entradas frias, queremos quentes e muita chuva ...
Finais de fevereiro e março a dentro
Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Pessoal a entrada não deverá ser seca logo não vejo problema em ela vir para cima de nós... Lembrem-se, a neve é melhor para os solos que a chuvaFala por ti, eu quero entradas frias...
A diferença entre os modelos europeus (ECM e UKMO) para os americanos (GFS e GEM) está a cerca de 100h, os americanos põem uma cut-off retrógrada que se está agora a formar a atravessar a Península Ibérica e que serve de atractor para o choque de massas na Biscaia, os modelos europeus tiram importância a essa cut-off e a depressão atlântica fica umas horas estacionária nos Açores e a siberiana demora mais umas horas a chegar à nossa longitude. E esse atraso pode ser suficiente para que o centro depressionário no Atlântico enfraqueça e a massa fria siberiana não seja capturada por ele.
O mais comum em circulações retrógradas é serem os modelos europeus a acertar (e em quase todas as restantes situações).
O ECM prevê chuva, mas não tanta porque está sozinho na posição da entrada fria, em vez de a meter nas Ilhas Britânicas como os outros, mete na PI empurrando assim as depressões do Atlântico para Oeste. Era o que faltava agora, vir uma entrada fria a substituir o AA como barreira para a precipitação em Portugal, também já era azar a mais.
Vamos vendo, ainda há tanta incerteza. Só lá para o final da semana é que se deve ter mais certezas, não ganhar esperanças é o único remédio.
David sf, eu também gosto de neve, mas penso que a chuva com bons acumulados é mais importante neste momento do que pouca neve ( caso aconteça ).Fala por ti, eu quero entradas frias...
A diferença entre os modelos europeus (ECM e UKMO) e os americanos (GFS e GEM) está a cerca de 100h, os americanos põem uma cut-off retrógrada que se está agora a formar a atravessar a Península Ibérica e que serve de atractor para o choque de massas na Biscaia, os modelos europeus tiram importância a essa cut-off e a depressão atlântica fica umas horas estacionária nos Açores e a siberiana demora mais umas horas a chegar à nossa longitude. E esse atraso pode ser suficiente para que o centro depressionário no Atlântico enfraqueça e a massa fria siberiana não seja capturada por ele.
O mais comum em circulações retrógradas é serem os modelos europeus a acertar (e em quase todas as restantes situações).