Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Até está previsto que o ciclone tenha um 'núcleo quente' mas o mesmo não deverá ser muito extenso.

Para adquirem caraterísticas tropicais os ciclones tipicamente têm que ficar a pastar aqui pelas redondezas. No caso o ciclone move-se rapidamente e não obstante a eventual ocorrência de um abrandamento do mesmo, não ficará imóvel.

Pena que não há boia. Haveriam registos interessantes.

---

Para recordação :hehe:

pMH0F7Kl.png

Última edição:
Para despedir, aqui deixo a tempestade mais bizarra do mês.

E não é que o Kelvin mantém o olho? :intrigante:

B47NUDt.jpg

Data At: 1800 UTC
Latitude: 21.0S
Longitude: 122.6E
Location Accuracy: within 20 nm [35 km]
Movement Towards: south southeast [160 deg]
Speed of Movement: 7 knots [13 km/h]
Maximum 10-Minute Wind: 45 knots [85 km/h]
Maximum 3-Second Wind Gust: 65 knots [120 km/h]
Central Pressure: 983 hPa

Para despedir, aqui deixo a tempestade mais bizarra do mês.

E não é que o Kelvin mantém o olho? :intrigante:

B47NUDt.jpg

What!!! E eu a pensar que já tinha visto muita coisa! Incrível!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Gosto
Reactions: joselamego
A run pode ser das 18 mas é a cópia da 12, no Algarve mantém praticamente igual os acumulados. Com sorte, ainda levas o troféu :winner: do mês de Fevereiro para casa. :lol: Aliás, a precipitação que o GFS mostra é a típica no sul do país, em 3 dias está a média feita. :D

A estacao de Cacela que tem cerca de 550 mm de media anual ainda nem chegou aos 150 mm no ano hidrologico.

Ontem tive 19.7º de Máx,:calor: e hoje já sigo com 14.8º! Não que não saiba bem, mas se tivéssemos dentro dos parâmetros normais a nível hídrico!:( Desde Novembro de 2017 sigo com uns míseros 149,20mm:rain::shocking: Aproveitei o Domingo para dar uma volta pela Serra da Arrábida com a família e depois desci até a praia do Portinho , incrível o número de pessoas em calções, t.shirt e a brincar com a água descalços , até assustou não tivéssemos nós a meados de Fevereiro e na situação de seca que estamos!! Mas acredito que é desta que vamos mudar de padrão, acho que isso já começa a ser consensual! Agora resta saber em que contornes isso vai acontecer, e se as chuvas que estão para chegar vão mesmo ajudar a repor níveis de água no solo ,e se possível em algumas barragens ajudar a minimizar as coisas para um Verão que provavelmente será quente! Deixo aqui uma foto da nossa maravilhosa Serra tirada ontem a tarde :1143:

A7eU4Z3.jpg

Ontem tive 19.7º de Máx,:calor: e hoje já sigo com 14.8º! Não que não saiba bem, mas se tivéssemos dentro dos parâmetros normais a nível hídrico!:( Desde Novembro de 2017 sigo com uns míseros 149,20mm:rain::shocking: Aproveitei o Domingo para dar uma volta pela Serra da Arrábida com a família e depois desci até a praia do Portinho , incrível o número de pessoas em calções, t.shirt e a brincar com a água descalços , até assustou não tivéssemos nós a meados de Fevereiro e na situação de seca que estamos!! Mas acredito que é desta que vamos mudar de padrão, acho que isso já começa a ser consensual! Agora resta saber em que contornes isso vai acontecer, e se as chuvas que estão para chegar vão mesmo ajudar a repor níveis de água no solo ,e se possível em algumas barragens ajudar a minimizar as coisas para um Verão que provavelmente será quente! Deixo aqui uma foto da nossa maravilhosa Serra tirada ontem a tarde :1143:

A7eU4Z3.jpg
Já estive aí e é sem dúvida dos locais mais lindos do nosso país :thumbsup:

Já estive aí e é sem dúvida dos locais mais lindos do nosso país :thumbsup:

Completamente! é um privilégio desfrutar destes locais que o nosso Pais nos dá :1143: sinto que um bocadinho de mim faz parte dela, ou não fosse eu um filho da terra :)

Excelente explicação

Bem explicado Mr.Neves!
Na Run Gfs 18 , continua a prever boa chuva para o país nas semanas seguintes ( bem sei que é a Run pior) vale o que vale !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Explicação muito boa!
O fórum (e principalmente este tópico) já precisava de algumas "aulas teóricas" destas.

Muito obrigado a todos :D. Tento apenas introduzir alguns conhecimentos que fui adquirindo ao longo do tempo, através de algumas horas "perdidas" (no bom sentido), em prol desta ciência deveras interessante. Com o tempo vamos aprendendo uns com os outros e passando os conhecimentos, considero tudo o que sei a respeito do tema uma gota no oceano:hehe:, no entanto cá estamos para aprender até morrer:thumbsup:

Como dizia Aristóteles:
"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer." Por isso não tenham medo de publicar aquilo que julgam que são disparates aqui, eu também sou assim um pouco, mas estamos cá também para nos corrigir dentro dos possíveis :D, e não para condenar os conhecimentos dos outros;)

Faz lembrar a tempestade de Fevereiro 2010:

tempresult_ofq6.gif

De seu nome Xynthia. Dia brutal com praticamente todo o dia com vento muito forte e stormsurge bem acentuado no tejo. Saudades...

E sem uma pinga de chuva, bem estranho para uma depressão tão cavada. :maluco:

Para já, esse cenário extremo do GFS 6z é ainda altamente improvável, muito pouco suportado pelo ensemble. Apesar disso, vai-se estabelecer um padrão de NAO- bem marcado, como previsto há alguns dias, o que aumenta a probabilidade de ser afectados por diversos sistemas depressionários, quem sabe algum mais "explosivo". Muito cedo ainda no entanto para saber exactamente o que nos vai "calhar". Chuva, com maior ou menor intensidade, essa pelo menos parece garantida em todo o território na última semana do mês. :rain:

Estado
Fechado para novas mensagens.