Charlie Moreira
Cumulonimbus
o nordeste transmontano vai ter um nevão memorável na terça feira!!
Imensa,neve acumulada , vários centrimetros !
Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Segundo a saída 18 gfs , apenas terça de manhã !Quarta de manhã há probabilidade então de ver a neve a cair em Montalegre?
Quarta de manhã há probabilidade então de ver a neve a cair em Montalegre?
Depende do tipo de precipitação...se for torrencial, sim é bem capaz disso mas aparentemente, pelo menos de 3ª a 5ª a chuva não será de grande intensidade mas persistente, apenas teríamos cheias aqui nas nossas zonas se os solos estivessem já bem saturados, coisa que não estão, muito pelo contrário. Ainda assim, vamos notar um aumento dos caudais e se continuar a chover nas próximas semanas, aí sim já haverão cheias significativas.Bem, com esta previsão de precipitação o pessoal perto do Lis, Barosa, centro de Leiria, etc vai ter problemas...
Não estás bem a ver, a Barosa inunda até com chichi de grilo!Depende do tipo de precipitação...se for torrencial, sim é bem capaz disso mas aparentemente, pelo menos de 3ª a 5ª a chuva não será de grande intensidade mas persistente, apenas teríamos cheias aqui nas nossas zonas se os solos estivessem já bem saturados, coisa que não estão, muito pelo contrário. Ainda assim, vamos notar um aumento dos caudais e se continuar a chover nas próximas semanas, aí sim já haverão cheias significativas.
Penso ser 200mm numa semana... mas quarta e quinta vai ser chuva forte o dia todo, pelo menos é o que tenho visto.
Refiro-me ao facto de os solos estarem secos e soltos, podendo originar enxurradas, principalmente nas zonas afectadas pelos incêndios (embora o Gerês não tenha sido muito afectado no último verão).
Meteograma de Terras de Bouro: 530mm.
Ah, então pronto, aí já seria diferente. Nessa zona sempre tem chovido mais do que aqui, o que faz alguma diferença. É ir vendo, os modelos não param de meter precipitação mas entretanto o GFS retirou alguma para o sul nesta última saída, mas pronto, na próxima já pode voltar a meter. o ECM e os restantes modelos têm mantido os acumulados praticamente iguais, bastante elevados.Não estás bem a ver, a Barosa inunda até com chichi de grilo!
Não estás bem a ver, a Barosa inunda até com chichi de grilo!
Dia de terca, quarta a cota ja esta alta.
Não o descartaria na terça!Mesão Frio verá alguma neve?