Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Numa de picuinhas, PS pressão superfície, errado, pois a superfície não é homogénea, a pressão atmosférica é diferente na Figueira da Foz da pressão que está na Torre da Serra da Estrela e ambas são superfície.

Ou apenas PA pressão atmosférica, insuficiente, pois a pressão varia com altitude, ambos não estão correctos nessa situação.

Para comparar a pressão criou-se forma de reduzir a mesma à mesma altitude e o que se usou foi o nível do mar. Mas mesmo no mar não tem altitude homogénea, daí o uso de média para ser ainda mais rigoroso.

Os mapas climatológicos discutidos referem-se à anomalia de pressão reduzida ao nível do mar e a sigla em português da pressão média reduzida ao nível do mar é PNMM, ou MSLP em inglês, é isso que se usa e não PS ou PA.

https://en.wikipedia.org/wiki/Atmospheric_pressure#Mean_sea_level_pressure
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nível_médio_do_mar

No caso inglês muitas vezes omite-se o "M" de MSLP porque parte-se do princípio que se trata da pressão média e no caso português muitas vezes omite-se o "P" de PNMM porque se está a ler algo que fala da pressão atmosférica.
O OP, original poster :) partiu do princípio que aqui todos sabem o que é uma anomalia e o que é a pressão média reduzida ao nível do mar, o que é aceitável.

Já explicar o significado desses mapas climatológicos é outro assunto pertinente mas muito diferente da discussão gerada, aí a dúvida não está nas siglas mas o que significam essas anomalias ou o que é a pressão atmosférica e como se comporta. E isso daria para muitos parágrafos de explicações. Se o coitado do OP tivesse que explicar isso tudo de cada vez que coloca uma imagem ficaria cansado rapidamente. Como se costuma dizer, quem tem boca vai a Roma, quem não sabe pergunta.
Pois, por isso eu perguntei... :D mas já está esclarecido.

• Gosto
Reactions: joselamego
Outro assunto... é impressão minha ou o modelo europeu já começa a meter anticiclone para cá a 216h? Se assim for é pouco tempo de chuva...

Não te preocupes o europeu não mostra o regresso do anticiclone ás 216 horas o anticiclone vai ficar bastante tempo sem nos chatear ;)

Ensemble

EDM101-216.GIF

Saida operacional
ECM101-216.GIF

neste momento estamos assim:

Sem_nome_2.png

levando em conta aquilo que se prevê, será possível passarmos do quadro actual para algo assim por exemplo:

15954203_zI0mN.jpeg

ou será demasiado esperançoso ?

Demais, porque a situação é mais grave agora do que a 31 de Janeiro, agora existe Seca extrema e a 31 de Janeiro não existia e basta olhar para a antevisão do IPMA para o cenário 3 no mês de Fevereiro a seca não terminaria na maior parte do país, só na região norte e centro é que acabaria excepto em Trás-Os-Montes.

Nós já sabemos como é que é a maioria dos portugueses, quando veem 2 ou 3 dias de chuva, pensam que logo que as barragens já estão cheias, e que pedem logo logo para a chuva parar.
Normalmente as pessoas que pensam assim são as que moram nas cidades, em apartamentos, porque as pessoas das aldeias sabem bem o que tem de chover simplesmente para a vala ou ribeiro da sua zona começar a correr, e daí até permanecer a corrrem sem parar.
Eu cá falo por mim, que já estou em modo: á espera "dela", da chuva é claro. :D

Nós já sabemos como é que é a maioria dos portugueses, quando veem 2 ou 3 dias de chuva, pensam que logo que as barragens já estão cheias, e que pedem logo logo para a chuva parar.
Normalmente as pessoas que pensam assim são as que moram nas cidades, em apartamentos, porque as pessoas das aldeias sabem bem o que tem de chover simplesmente para a vala ou ribeiro da sua zona começar a correr, e daí até permanecer a corrrem sem parar.
Eu cá falo por mim, que já estou em modo: á espera "dela", da chuva é claro. :D
Estás como eu, e não me vou fartar dela. :D Dá muito mais alegria ver tudo cheio de água do que como estamos agora, se a chuva não viesse em força, estes dias de sol nem sabiam bem. É das tais coisas, temos de pensar que sem água não há vida e temos isso à frente dos nosso olhos. Também faz falta sol mas esse vai vir de certeza, nas alturas que é normal vir semanas e semanas seguidas, tal como aliás eram os nosso invernos em termos de chuva.

Estás como eu, e não me vou fartar dela. :D Dá muito mais alegria ver tudo cheio de água do que como estamos agora, se a chuva não viesse em força, estes dias de sol nem sabiam bem. É das tais coisas, temos de pensar que sem água não há vida e temos isso à frente dos nosso olhos. Também faz falta sol mas esse vai vir de certeza, nas alturas que é normal vir semanas e semanas seguidas, tal como aliás eram os nosso invernos em termos de chuva.
Eu vou sorrir todos os dias que chover ....vou cantar, beber medronho ...dançar !
Até abril vai ser assim ....!
E esta hein?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Eu vou sorrir todos os dias que chover ....vou cantar, beber medronho ...dançar !
Até abril vai ser assim ....!
E esta hein?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Eu estou como vocês! Nunca me vou fartar! Hoje fui a Leiria pela estrada das Cortes e vi no caminho os citrinos a secar e definhar... muito triste!

Estado
Fechado para novas mensagens.