Um pequeno comentário para boa parte da comunidade aqui do fórum, partindo de um exemplo:
Antes de mais,
@Microburst ,
estou a utilizar o teu post apenas a título exemplificativo, por teres colocado valores, e assim ser fácil de enquadrar o meu comentário.
A minha intenção não é específica a ti,
mas sim transversal a grande a parte dos utilizadores do fórum, que isso fique bem claro ok?
Pode ser "picuinhice", e é normal que estejamos já um pouco desabituados de regimes de precipitação intensa, tal o nível "trágico" de seca do nosso Inverno até há uma semana atrás (e isso naturalmente perdoa algum entusiasmo), mas já repararam como se tornou fácil descrever toda a precipitação que vemos como "torrencial"?
Quem vier ver o fórum pensa que estamos nos trópicos, e que só caiem aguaceiros diluvianos do estilo equatorial.
Sim, certamente muitos dos aguaceiros que caíram estes dias foram torrenciais localmente, nem se põe em questão. Mas bolas, nem tudo que é chuva moderada a forte, ou às vezes simplesmente chuva "batida a vento" (que impressiona mais) se pode chamar torrencial.
Até se poderia entrar em detalhes técnicos, pois acho que há mesmo limiares definidos com valores de intensidade para definir classes de precipitação (incluindo a torrencial), mas também acho que não é preciso chegar a tanto para termos todos perfeita noção que valores como o do post que utilizei como exemplo, e de muitos outros ao longo destes dias, são diversas vezes longe, mas muito longe, do que são apelidados, como "torrencial" ou "diluviano"...
Esta banalização dos termos que temos visto sinceramente faz lembrar a famoso história do Pedro e do lobo...