Charlie Moreira
Cumulonimbus
alerta laranja persistencia de queda de neve acima dos 1300M
alerta laranja persistencia de queda de neve acima dos 1300M
pelo radar não me parece que vá ter chuva aqui hoje....
não me parece de todo que esta previsão se concretize hoje....
esta tarde apenas acumulei 2mm.... todas as células que passaram nao duraram mais de 5 minutos...Porquê? Quais são os fundamentos "científicos" que o levam a dizer que hoje não haverá chuva em Serpa?
E logo hoje que estão previstos passarem dois sistemas frontais sobre o território de Portugal Continental ...
EDIT (21h49): a prova ...
É o que dá fazer provisões sem fundamento, melhor dizendo, sem responsabilidades ...
E a costa leste dos Estados Unidos vai levar com mais duas tempestades dessas durante a próxima semana... vai contribuir para a instabilidade cá do nosso lado.
Talvez isso não seja totalmente errado, regra geral... Tendo em conta o espaçamento relativamente habitual (ao longo das longitudes à volta do globo) à nossa latitude entre as zonas mais activas, é provável sim que em média, quando está uma zona dominante de baixo geopotencial na costa leste dos EUA, tenhamos aqui uma zona de alto geopotencial e tempo relativamente mais estável.Porquê? Tenho a ideia se calhar errada que quando há grandes tempestades na costa lestes dos EUA que aqui nem por isso, estarei enganado ?
Lá está, em situações mais normais sim, as zonas dominantes de tempo estável/instável estão relativamente "estacionadas" e isso tende a acontecer, vermos animação lá e aqui "a pastar".Obrigado, o meu comentário foi em relação à afirmação que comentei: "vai contribuir para a instabilidade cá do nosso lado"
A meu ver as coisas não são assim, antes pelo contrário, a minha memória está cheia de situações em que estão brutais tempestades na costa leste dos EUA e aqui estamos a pastar em tempo primaveril infinito.
Aprecio a sua resposta com a qual concordo.
Eu não disse que era sempre assim. Estou a referir a este momento. Nos modelos é o que se vê, nascerem depressões do outro lado e despejarem frentes sucessivas aqui.Obrigado, o meu comentário foi em relação à afirmação que comentei: "vai contribuir para a instabilidade cá do nosso lado"
A meu ver as coisas não são assim, antes pelo contrário, a minha memória está cheia de situações em que estão brutais tempestades na costa leste dos EUA e aqui estamos a pastar em tempo primaveril infinito.
Aprecio a sua resposta com a qual concordo.
Eu suspeito que vai entrar pela primavera, devemos ter uma primavera com chuva e trovoadas... just guessingSegundo os modelos este padrão chuvoso parece não ter fim para já, ainda bem que continue a chuva que faz imensa falta.
Eu não disse que era sempre assim. Estou a referir a este momento. Nos modelos é o que se vê, nascerem depressões do outro lado e despejarem frentes sucessivas aqui.