Charlie Moreira
Cumulonimbus
Ora por este andar não me surpreendia se a volta a Portugal fosse adiada...
Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Se assim fosse batia o record da Amareleja .Para a posteridade: meteograma de Abrantes (39.48, -8.17).
Verdade. Ainda ontem estive a consultar o Meteograma para o Gavião e é de loucos.Para a posteridade: meteograma de Abrantes (39.48, -8.17).
Para a posteridade: meteograma de Abrantes (39.48, -8.17).
Acredito que não deixará de ser um exagero do GFS, mas também houve situações em que nos rimos a bom rir do GFS, fiados do ECM mais moderado e depois aconteceu a surpresa do GFS estar mais próximo da realidade...
Mas olhando às previsões, sem qualquer dúvida, iremos passar de 8 para 80. Preocupa-me particularmente essa situação, dado ser uma incremento tão exagerado, passando para uma situação explosiva em termos de temperatura e risco de incêndio (por causa da regra dos três trintas) Também a previsão de instabilidade com CAPE muito elevado como aparece no GFS, faz-me recordar Junho do ano anterior, aquando dos incêndios de Pedrogão...
Acredito que não deixará de ser um exagero do GFS, mas também houve situações em que nos rimos a bom rir do GFS, fiados do ECM mais moderado e depois aconteceu a surpresa do GFS estar mais próximo da realidade...
Mas olhando às previsões, sem qualquer dúvida, iremos passar de 8 para 80. Preocupa-me particularmente essa situação, dado ser uma incremento tão exagerado, passando para uma situação explosiva em termos de temperatura e risco de incêndio (por causa da regra dos três trintas) Também a previsão de instabilidade com CAPE muito elevado como aparece no GFS, faz-me recordar Junho do ano anterior, aquando dos incêndios de Pedrogão...
Existe bastante CAPE mas também existe muito CIN o que impediria as trovoadas de se formarem. E existe também muito pouca humidade como o @Duarte Sousa referiu.
Exemplo de um skew-t para Braga perto do Gerês para o dia 3 às 18utc. Nota a área a amarelo é o CAPE e a vermelho o CIN e como podes ver em baixo na imagem o valor do CIN previsto de -349 o que é extremamente alto. É também visível a falta de humidade, a linha azul (ponto de orvalho) bastante afastada da linha da temperatura (linha vermelha).
Aparecem assim umas previsões malucas, como esta do weatheronline.co.uk para Lisboa (baseada no GFS, segundo creio):
Como é que se pode chegar a máximas e mínimas desta ordem com vento de Oeste e Noroeste ????