Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Isto não há muito a dizer...

O GFS acerta e temos possivelmente temperaturas perto do recorde, ou batemos mesmo esse recorde em alguns pontos, o ECM acerta e temos calor à mesma, possivelmente nos 45.

A diferença é que o GFS prolonga por 7\8 dias o ECM apenas 4, o que é uma diferença consideravel, porque 4 dias de calor é diferente de 8.

Com a saída das 12 começará a haver algum consenso provavelmente.

De qualquer forma dia 2\3 há algum potencial para valores ACIMA de 45 nas regiões historicamente mais quentes.

A instabilidade não creio que venha a acontecer, há muita carência de humidade em altitude, mas a meteorologia está sempre pronta a surpreender-nos.

Quanto ao risco de incêndio, poderá não ser assim tão mau passar do 8 para o 80. Se já estivéssemos com temperaturas elevadas seria bem pior. Assim pode ser que não seja tão grave.

Existe bastante CAPE mas também existe muito CIN o que impediria as trovoadas de se formarem. E existe também muito pouca humidade como o @Duarte Sousa referiu.

Exemplo de um skew-t para Braga perto do Gerês para o dia 3 às 18utc. Nota a área a amarelo é o CAPE e a vermelho o CIN e como podes ver em baixo na imagem o valor do CIN previsto de -349 o que é extremamente alto. É também visível a falta de humidade, a linha azul (ponto de orvalho) bastante afastada da linha da temperatura (linha vermelha).

Obrigado pelas explicações, mas como o @Duarte Sousa refere, "a meteorologia está sempre pronta a surpreender-nos", principalmente nestas situações de alteração extrema do panorama dos últimos dois meses.
Creio que, ao existirem boas reservas de água à superfície (os cursos de água normalmente secos nesta altura ainda correm e as barragens têm bons níveis para final de Julho), a fauna não ter sofrido com demasiado calor e a frescura das últimas vezes, sempre poderá baralhar os prognósticos a médio prazo (mais de 150 horas), em termos de instabilidade.
Recordo-me que, há algumas décadas, os primeiros dias de Agosto eram propícios a instabilidade, após dias de intenso calor no final de Julho e em anos hidrográficos favoráveis (tal como este ano após Março e Abril).
Esperemos pelos próximos dias, mas há algo que ninguém poderá duvidar: há demasiado "combustível" nas florestas após uma primavera chuvosa e creio que a prevenção preocupou-se em "cortar todas as árvores" nos perímetros junto às habitações e esqueceu-se que os arbustos e os pastos secos conseguem também criar situações complicadas, em termos de incêndios... Na minha região, há pasto em abundância e de altura considerável até ao final do Verão, pelo que, uma das zonas que não ardeu em 2017, poderá ser fustigada pela epidemia dos incêndios, com origem criminosa, neste ano... :hmm:
Importava redobrar a fiscalização durante estes dias e punir duramente quem for apanhado a atear fogos ou a praticar actos negligentes.

Última run do CFS a prever um agosto normal para Portugal continental. O bloqueio do anti-ciclone a fazer-se sentir e tempo quente e seco. Com apenas chuva moderada/ligeira para algumas regiões do país (Algarve incluído infelizmente para alguns) entre 17 e 22 de agosto. Não devo postar muito mais estas previsões de tão longo prazo, fica só a curiosidade do que um dos modelos de clima prevê, antecipando o mês de férias de muita malta.

Aparecem assim umas previsões malucas, como esta do weatheronline.co.uk para Lisboa (baseada no GFS, segundo creio):

i-MDz5t7R-L.gif

Como é que se pode chegar a máximas e mínimas desta ordem com vento de Oeste e Noroeste ???? :facepalm:

Se reparares, isso é na parte da tarde noite, na parte da manhã, tens vento de NE.
Portanto é um ciclo diurno do vento, sendo isso que apontas a resposta de alguma ligeira nortada/brisa à torreira diurna, depois das máximas.

Lembro-me perfeitamente de no dia mais quente de sempre em Lisboa (1 Agosto 2003), chegar a Lisboa apenas ao fim da tarde, pelas 19h, e estar nortada moderada. Apesar da máxima durante a tarde ter sido de cerca de 42º.

Boas @Tonton não devem ser assim tão malucas... costumo seguir o site e a informação que disponibilizam costuma ser bem certeira.

OK, só sei que, em 2003, os 40 e tal de máximas e 20 e muitos de mínimas, que tive aqui no meu sítio, foi com leste/nordeste dia e noite.

Penso que tem mais a haver com o que @rozzo fala, por exemplo a máxima deste ano até agora do dia 18/06,(37.7ºC) foi obtida por aqui com vento predominante de NO/NNO.

Penso que tem mais a haver com o que @rozzo fala, por exemplo a máxima deste ano até agora do dia 18/06,(37.7ºC) foi obtida por aqui com vento predominante de NO/NNO.
Eu percebo o que o @toton quer explicar, é um bocado contra-senso! 40°c e nortada! Mas Setúbal por exemplo, em Julho de 2013 atingiu 42.4°c e teve vento moderado de N toda a tarde , a meteorologia tem destas coisas

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Última edição:
Eu percebo o que o @toton quer explicar, é um bocado contra-senso! 40°c e nortada! Mas Setúbal por exemplo, em Julho de 2013 atingiu 42.4°c e teve vento moderado a forte toda a tarde , a meteorologia tem destas coisas

Eu não estou a dizer que ele está errado e também entendo o que ele diz amigo, mas nem sempre a meteorologia é linear.:thumbsup:

Eu percebo o que o @toton quer explicar, é um bocado contra-senso! 40°c e nortada! Mas Setúbal por exemplo, em Julho de 2013 atingiu 42.4°c e teve vento moderado a forte toda a tarde , a meteorologia tem destas coisas

A nortada na Península de Setúbal deve ter quase o mesmo efeito que o vento de leste no litoral centro e norte. Com a corrente de leste prevista, a previsão do GFS é a que está mais correta com o Ribatejo a ter temperaturas ainda mais elevadas que o Alentejo, caso houvesse nortada seria uma situação idêntica à onda de calor de Julho do ano passado em que o Alentejo chegou aos 45º/46ºC e no litoral estavam menos de 20ºC em alguns locais, sendo que o Ribatejo apesar de ser uma zona bastante quente, não registou nada de extraordinário pois quanto mais para oeste mas se fazia notar a Nortada.

Pode se colocar a hipótese da previsão do quadrante estar errada.
Isso acontece algumas vezes, por exemplo um caso particular, por vezes Cascais está com brisa de Sul e aqui a uns meros 3,5 kms tenho lestada moderada a forte e fica instalada a noite toda e dá me logo mínimas altas. A climatologia à escala local tem as suas dinâmicas, e as ditas previsões pouco valem.
Resumindo, é esperar para ver.

Última edição:
A nortada na Península de Setúbal deve ter quase o mesmo efeito que o vento de leste no litoral centro e norte. Com a corrente de leste prevista, a previsão do GFS é a que está mais correta com o Ribatejo a ter temperaturas ainda mais elevadas que o Alentejo, caso houvesse nortada seria uma situação idêntica à onda de calor de Julho do ano passado em que o Alentejo chegou aos 45º/46ºC e no litoral estavam menos de 20ºC em alguns locais, sendo que o Ribatejo apesar de ser uma zona bastante quente, não registou nada de extraordinário pois quanto mais para oeste mas se fazia notar a Nortada.

1a8114a5c94cf236aae9603179e49ff1.jpg

47198798b1c8c8aad5eca28d9c8195fb.gif

Última edição:
Com o aproximar do evento, o GFS carrega no calor para a margem sul. Sabendo quase ao pormenor, como funcionam as coisas por aqui e caso o cenário não se altere drasticamente irei atingir ou mesmo superar os 40°C pelo menos no dia 2.

Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk

• Gosto
Reactions: joselamego
O IPMA já emitiu um comunicado sobre este evento na próxima semana.
.............
Ainda faltam alguns dias, acho que os modelos ainda vão cortar no calor, e vai acabar por ser um evento "normal dentro de alguma anormalidade".

• Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.