Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Sinceramente, e para não ter desilusões, tenho como altamente provável que o grosso da animação seja do lado espanhol (ou seja onde passa o núcleo muito frio aos 500hPa).

No entanto, obviamente que há margem para alguma pequena cut-off fazer um percurso sobre o nosso território. Afinal é quase uma semana de fluxo deste tipo, com várias cut-off's e pequenos núcleos de instabilidade sucessivos. Pode muito bem escapar algum entre os vários "espanhóis". Dificilmente não seria uma coisa limitada espacialmente, a percorrer algum trajecto muito específico sobre o continente, caso aconteça. Mas... Não é sempre assim? Nevões generalizados a cotas baixas em Portugal não existem. São sempre cut-off retrógadas muito pequenas. :)

Vendo as cartas do ECMWF, aparecem algumas coisas meio "delirantes" mais para 6ª-feira realmente. Neste caso um mergulho mais de NW, que já por si frio, apanharia muito frio instalado. Na verdade isto é mais ideal e mais realista para um nevão mais generalizado a cotas médias em todo o interior Norte e Centro. Mais surpreendente é as cartas terem nessa sinóptica neve também em todas as serras baixas do litoral, mas pronto, é daqui a uma semana, "reino da fantasia" modelística.

Ora, para ter os pés assentes na terra, e apesar de ser só uma saída e valer o que vale...
A realidade é que é melhor ter a noção que talvez 90% do território espanhol tem chances de ver neve ao longo da próxima semana, enquanto na melhor das hipóteses uns 40% do território português tem essa possibilidade. E já não é mau para os nosso padrões...

d9GtV7q.png

Última edição:
A cada saída sinceramente fico mais desanimado...onde a precipitacão por norma é mais abundante vai ser escassa...
Espero uma atualização da descritiva do ipma para tirar conclusões.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

• Gosto
Reactions: joselamego e c0ldPT
@rozzo o que acho interessante é o facto da linha de instabilidade do Sábado e do Domingo, surgindo de NW-SE, atravessa Portugal Continental e parece adicionar instabilidade a uma pequena depressão no Interior da Península. Com tanto frio instalado, o incremento da instabilidade poderá afectar o interior de Portugal, caso haja rotação nessa depressão.
Há muitos anos (1982 e 1987) creio que foi assim que nevou copiosamente nas serras do Alto Alentejo.

Já deviamos de todos saber que quando vêm estas entradas frias de N/NE os beneficiados são sempre os espanhóis, porque também a média de alturas que Espanhã têm não têm comparação com Portugal, dai terem sempre belos eventos de neve e cá não, se isto der cá uns aguaceiros fracos de neve acima dos 500m já é muito bom, outro aspecto vai ser o vento que irá soprar moderado o que irá provocar uma sensação térmica mais fria, de resto não espero grande coisa, aliás começo a ver esta 1º quinzena de Fevereiro por água a baixo.

• Gosto
Reactions: joselamego
o GFS passou aqui de cotas de 0 a 150m para cotas de 800 a 900metros :lol::lmao: tudo dito..espero que passe rápido este delírio de frios que de nada nos ajuda. Venha é entradas de SW amenas e muito húmidas mas isso vejo quase impossível este mês

Miguel eu concordo, depois desta semana bem fria se viesse uma frente de SW, mas sem a depressão vir muito cavada, era bem provável deixar um bom nevão pela Cova da Beira, era os maiores nevões de antigamente por aqui...

Para já o IPMA na sua previsão descritiva até 3º feira só prevê neve a cota de 600/800 metros mas até á aproximação do evento essa cota pode baixar ou não. Ao menos o IPMA vai prevendo alguma precipitação.
A indefinição é de tal maneira tão grande que o ipma coloca neve a cotas médias quando os modelos preveem ser mais baixa..raramente arriscam na descritiva cotas abaixo dos 600M

Ora toca a jogar pelo seguro se acontecer a tal surpresa, perfeito!

Temos algo a nosso favor que não tínhamos a muito tempo,trata-se do frio instalado no nosso território durante muitos dias e quando assim é...

• Gosto
Reactions: MipsUc e karkov
A indefinição é de tal maneira tão grande que o ipma coloca neve a cotas médias quando os modelos preveem ser mais baixa..raramente arriscam na descritiva cotas abaixo dos 600M

Ora toca a jogar pelo seguro se acontecer a tal surpresa, perfeito!

Temos algo a nosso favor que não tínhamos a muito tempo,trata-se do frio instalado no nosso território durante muitos dias e quando assim é...

Sim, frio instalado sim... e falta de precipitação também.

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Eu estou é para ver a previsão do Cêgripe, se outro dia já previam -4 de mínima aqui para o Porto, nos próximos dias, são bem capazes de colocar -10 ou -11 :D

E com queda de neve, claro :cold:

Estado
Fechado para novas mensagens.