VarMeteo
Cirrus
o GFS passou aqui de cotas de 0 a 150m para cotas de 800 a 900metros tudo dito..espero que passe rápido este delírio de frios que de nada nos ajuda. Venha é entradas de SW amenas e muito húmidas mas isso vejo quase impossível este mês
e o ecm só existe um modelo? uma questão os modelos estão melhores ou piores comparativamente a uma semana atrás? em síntese a sinopse melhorou ou piorou em relação a uma semana atrás? se melhorou no que respeita aos indicadores do Inverno chuva e frio onde está o fiasco?
O ECM até poderá vir atrás do gfs e puxar o AA mais para Leste aliás é o cenário mais provável, mas os modelos estão somente a fazer o seu trabalho erram? sim,
o GFS passou aqui de cotas de 0 a 150m para cotas de 800 a 900metros tudo dito..espero que passe rápido este delírio de frios que de nada nos ajuda. Venha é entradas de SW amenas e muito húmidas mas isso vejo quase impossível este mês
O ECM é também um modelo de referência, cada um olha para o que lhe interessa mais. A pergunta é no que respeita aos indicadores de inverno( frio, e chuva) os modelos estão melhores em piores em relação ao que previam á uma semana atrás? portanto rigorosamente a onde está mesmo o fiasco e a progressiva ridicularização dos modelos? O mais certo é dada a nossa posição geográfica é o AA empurrar as massas de ar frio mais para leste para Espanha ou mesmo para Itália é o habitual portanto na pratica nem existe fiasco pois se isso se suceder é mais do mesmo.Mas nesta configuração atmosférica poderá haver a hipótese de isso não se suceder e ai estamos perante um padrão incomum e raro para o nosso territorio. Portante em síntese é sempre um cenário de Win-win.
Após este padrão totalmente indefinido ninguém sabe se em Fevereiro, Março,Abril,Maio iremos ter um padrão AA ou de circulação atlântica ou de cut-offs, ninguém sabe. Uma coisa é certa tem sido utilizado um sofisma repetido que afirma que Portugal está em seca isso é mentira partes do território português estão em seca, outras não o estão, é errado dizer que Portugal está em seca, o Norte não está em seca o litoral centro até ao Tejo não está em seca.
Basicamente as certezas absolutas da primavera eterna da semana passada esfumaram-se em menos de 3,4 dias, acho que isto é uma evidência clara que deveremos ter sempre uma certa humildade perante o comportamento dinâmico atmosférico. Pois de repente tudo muda.
Na pratica estamos melhores no que respeita aos indicadores de inverno que estavamos a semana passada. em menos de 1 semana tudo mudou.