Não faz sentido. Há alguma ainda que baixa probabilidade de chuva quase todos os dias o que implica nuvens. Às tantas nem mínimas nem neve, veremos.E que tal criar uma daquelas apostas de mínimas?
Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
A hora da saida(6 ou 12) e a Iso aos 850 e 500 hpa é a linha que te indica a temperatura da atmosfera à altitude em que tens 850 hpa ou 500 hpa de pressão atmosférica .Boa tarde,
Sou novato por aqui mas gostava de perceber um pouco mais. Existe algum tópico no fórum que explique o que é isto do modelo GFS do EMC, do 6z 12 z, da ISO aos 850hpa ou aos 500 hpa?
Tenho algumas noções de meteorologia mas muito básicas mesmo (funcionamento dos AA e das baixas, etc).
Repara que nessa run nem precipitação estava prevista no lado português, isto é uma lotaria já se sabe, se a precipitação não estiver em cima de vocês nos modelos não se preocupem, basta ela andar perto para surpresas ocorreremNo ano passado, nevou no litoral do sotavento algarvio, a cota 0. Com a iso -4ºC a 850 hpa, iso-34ºC a 500 hpa e a linha de 544 dam nos 500hpa.
http://www.meteociel.fr/modeles/gfs...3&heure=0&jour=19&mois=1&annee=2017&archive=1
Desta vez, a 138/144 h, está mais frio a 850 hpa, a 500 hpa está cerca de 50/100 kms deslocada para leste e é bem mais fria do que no ano passado, o problema é que a precipitação está mais a sul, diria que as probabilidades de nevar no Sotavento algarvio, se a bolsa de ar frio a 500hpa, viesse mais para Oeste e se existisse precipitação, não tenho nenhuma dúvida que nevaria a nível do mar, com mais intensidade do que no ano passado, até a depressão é parecida ao ano passado.
Tal como mostra, https://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica se colocarem a 138 h, lá está a previsão de neve a 50/100 kms da fronteira ao nível do mar na Andaluzia.
Existe muitos se's e, é necessário que todos os se's se juntem para darem um fenómeno raro, não deixaria de ser engraçado cair novamente flocos de neve no Sotavento Algarvio. Mas, para ser realista, esse cenário, por aqui, é como a probabilidade de ganhar o euromilhões, para tal como ganhar o euromilhões existe sempre a probabilidade de cair neve.
Se esses pingos fossem de neve no teu quintal bem mudavas de opinião.Os modelos estão horriveis nada de chuva apenas pingos que de NADA adianta. Nao sei como ainda tem quem defenda este inverno da treta
Se esses pingos fossem de neve no teu quintal bem mudavas de opinião.
Pronto, mas fica a saber que se mudasses não serias o único a o fazer por ter tido neve ou outra coisa do género. De facto não seria um dia de neve a salvar o inverno, mas pelo menos ficaria na memória por esse facto.Fica a saber que nao mudava de opiniao nao é um dia que define um inverno inteiro..