Obrigado, c0ldPT
. Talvez não me tenha expresso da melhor forma, embora também não tenha escrito no post que é impossível nevar a cotas baixas com massas de ar polares oceânicas
. Aquilo que eu quis deixar bem presente acerca das entradas atlânticas (até porque eu caía nessa ilusão até há bem pouco tempo) é que é extremamente complicado vermos neve acumulada em altitudes muito baixas e entendo altitudes compreendidas no intervalo 0-300m, claro que já houve casos de alguns aguaceiros de neve com este tipo de entradas que já pintalgaram talvez até algumas superfícies (lembro-me disso por exemplo em Fevereiro de 2016) nas altitudes que acabo de referir. Porém, é muito complicado porque como é sabido temos de estar sempre à espera do pós-frontal e dos resquícios dos aguaceiros que surjam aquando o período mais frio, do mesmo modo é expectável que não neve por longos períodos, nem com muita intensidade. Por vezes até é mais fácil observar água-neve ou breves momentos de neve no litoral a altitudes mais baixas, do que propriamente em altitudes ligeiramente superiores no interior, isto porque no litoral a capacidade de descarga de ar frio por parte das células é muito superior, porque chegam com muito maior intensidade, e se o vento der uma ajuda e parar de soprar do quadrante oeste, melhor.
Agora embora eu saiba disto, o meu comportamento é exatamente o mesmo
do
@baojoao ou do
@dahon, e fico sempre mergulhado nas expectativas infundadas de que possa ver nem que seja um ou outro floco perdido no meio das chuvadas, mas infelizmente aqui nem a isso tenho direito por norma... por isso já estou um pouco vacinado relativamente a este tipo de eventos
...