Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Exato. Por aqui foi bem diferente, acumulou uns 5cm+ a pouco mais de 100m de altitude. Não era prevista quase precipitação nenhuma mas... Para relembrar, um vídeozito daqui dos arredores que mostra bem a acumulação na altura (não meu) :D:

Saudades, repetir-se-á um dia? :sad:

Aqui até acumulou mais mas foi com queda de neve entre as 17 e as 20 horas, com farrapas bem grandes e algo intensa, mas se fosse assim desde as 7 da manha que foi quando começou a cair, flocos de esferovite, tínhamos um nevão ai de uns 20 ou mais cm. A Cova da beira beneficia destas entradas com frio acumulado, éra quando caiam grandes nevões antigamente.

Pena a circulação da zona deprecionária levar a precipitação toda até Marrocos, pode ser que mude um pouco :hmm:

6YfcwSi.png

Pena a circulação da zona deprecionária levar a precipitação toda até Marrocos, pode ser que mude um pouco :hmm:

6YfcwSi.png
Se aqui há algum culpado por nos desviar da precipitação e até em parte o frio, o principal culpado chama-se jet stream, reparem na diferença entre aquilo que era modelado inicialmente e o que está a ser modelado agora, não admira que tudo vá parar a Marrocos...

Antes:
gfs-5-174_tfd3.png

Agora:
gfs-5-66_umm0.png

Vamos lá lançar a loucura no fórum: :p

mK1ZUMB.png

:D

Vá, o ARPEGE para já é o único modelo com cenário deste tipo, não vale a pena grandes esperanças.
É mais pela brincadeira a carta.

Ainda assim, reforço o que disse noutro post:

Está tudo já a dar o evento por morto no sentido do pós-frontal ser só no mar, ficar retido a Norte nas montanhas de Espanha, etc..
Tudo isso é verdade sim para o pós-frontal, é o típico claro.

Mas o que se calhar muitos ainda não viram bem nas cartas é que a "esperança" que há para o interior do país não é regime pós-frontal. É o facto de termos uma enorme bolsa de ar frio, possivelmente com pequenas "mini-nano-cut-off's" associadas que irá pairar sobre a península até Domingo à noite.
E essa situação poderá gerar precipitação convectiva até, sem ser o regime pós-frontal vindo do mar que apenas afectará o litoral Oeste e serras espanholas. Seria precipitação gerada sobre o interior da península. Totalmente diferente e muito mais interessante para as regiões do interior.

Sim, o mais provável é essa parte mais instável ficar sobre Espanha, e o evento apenas ser relevante em Espanha. A maior parte dos modelos assim o indica infelizmente...
Mas...
Para mim está longe de garantido que assim seja, vamos ver as próximas saídas, e em particular as saídas dos mesoscalares, para ver onde eventuais circulações de mesoscala fechadas poderão andar, e se alguma poderá atravessar parte do interior de Portugal continental, com chance de neve a cotas médias/baixas à sua passagem. E, caso aconteça, lembrem-se que estes sistemas são sempre muito limitados espacialmente, às vezes apenas uma área de dezenas de km's a deslocar-se lentamente, e que os modelos globais são basicamente "cegos" à sua existência, dada a tão pequena escala.

Mas para colocar um pouco de água na fervura, volto ao modo pessimista. O mais provável, mesmo neste 2º regime, é dar-se quase tudo do lado Espanhol. :rolleyes:

Diria que no máximo dos máximos segundo esta saída, 350m, na horas mais frias. Alguma "água" (ou não) no extremo NW/Gerês/Alvão, cota de neve a 400/500m:
hJQwe8D.png
Pois ... efectivamente não faço a minima ideia, são meros cálculos que fiz, e foi o resultado obtido medenianamente.
Pode nem nevar, como poderá nevar aos 100. 200, 300, 400 500 ou 600 m

Vamos lá lançar a loucura no fórum: :p

mK1ZUMB.png

:D

Vá, o ARPEGE para já é o único modelo com cenário deste tipo, não vale a pena grandes esperanças.
É mais pela brincadeira a carta.

Ainda assim, reforço o que disse noutro post:

Está tudo já a dar o evento por morto no sentido do pós-frontal ser só no mar, ficar retido a Norte nas montanhas de Espanha, etc..
Tudo isso é verdade sim para o pós-frontal, é o típico claro.

Mas o que se calhar muitos ainda não viram bem nas cartas é que a "esperança" que há para o interior do país não é regime pós-frontal. É o facto de termos uma enorme bolsa de ar frio, possivelmente com pequenas "mini-nano-cut-off's" associadas que irá pairar sobre a península até Domingo à noite.
E essa situação poderá gerar precipitação convectiva até, sem ser o regime pós-frontal vindo do mar que apenas afectará o litoral Oeste e serras espanholas. Seria precipitação gerada sobre o interior da península. Totalmente diferente e muito mais interessante para as regiões do interior.

Sim, o mais provável é essa parte mais instável ficar sobre Espanha, e o evento apenas ser relevante em Espanha. A maior parte dos modelos assim o indica infelizmente...
Mas...
Para mim está longe de garantido que assim seja, vamos ver as próximas saídas, e em particular as saídas dos mesoscalares, para ver onde eventuais circulações de mesoscala fechadas poderão andar, e se alguma poderá atravessar parte do interior de Portugal continental, com chance de neve a cotas médias/baixas à sua passagem. E, caso aconteça, lembrem-se que estes sistemas são sempre muito limitados espacialmente, às vezes apenas uma área de dezenas de km's a deslocar-se lentamente, e que os modelos globais são basicamente "cegos" à sua existência, dada a tão pequena escala.

Mas para colocar um pouco de água na fervura, volto ao modo pessimista. O mais provável, mesmo neste 2º regime, é dar-se quase tudo do lado Espanhol. :rolleyes:
Eu queria muito acreditar... mas o mais provável é não dar em nada:(

• Gosto
Reactions: joselamego
Eu que já estava com uma grande desilusão neste evento com esta última saída voltou a dar um pouco mais de esperança de ver alguns flocos de neve mesmo sem acumulação. Eu sei que é quase impossível mas vamos esperar para ver. Os modelos andam sempre com avanços e recuos. Eu acho que a minha zona de Fátima/ Serra D aire é uma zona especial. Está entre a transição entre o clima mediterrâneo ( influência marítima) e o clima clima mediterrânico continentalizado ( típico do interior) . Por vezes quando dizem nas previsões precipitação a norte do sistema montejunto estrela, essa precipitação acaba quase sempre por aqui chegar. Da Serra D aire para baixo em direcção a Torres Novas aí o clima já é completamente diferente. O que me fascina na meteorologia é que nunca há 100% de certezas, há sempre lugar a surpresas.

Estado
Fechado para novas mensagens.