Boa tarde... Sou só eu que vejo as previsões de precipitação do GFS completamente tontas??? (acho que o meu pc está a dar o berro... só pode!!)
Verdade e já escrevi muita vez contra esse tipo de coisas que aparece mais do que devia. A intenção até pode ser boa mas a médio prazo é contraproducente.
Ainda assim o problema é significativo.
A questão é outra: Será que a descoberta de novas reservas compensa o declínio das atuais tendo em conta o contínuo crescimento da procura?
Desde já antecipo-me, escrevendo que o maior aumento da oferta veio do tal xisto dos EUA que não é sustentável a longo prazo (os poços até esgotam-se mais depressa do que os convencionais). A indústria está-se a focar na produção em detrimento dos investidores que continuam a ver (a maioria d)as empresas no 'vermelho'. E o preço do petróleo é irrelevante porque as despesas com os fornecedores também aumentam (camiões com água, químicos e areia). Em suma, há uma positividade irrealista associada ao xisto e são >8 milhões de barris por dia que estão longe de estar assegurados.
Isso para 'nós' é irrelevante porque a humanidade ou não presenciou os maiores desastres que se tem conhecimento ou (quando aplicável) fê-lo em números muito inferiores. O típico citadino não faz a mínima como sobreviver na natureza sem nada
Quanto a isso... dá-me exemplos de tecnologia que resolveram problemas existenciais e/ou de larga escala? Os OGM's, por exemplo, (que vão acabar por ser mais aberrações do que já são) não acabaram com a necessidade de mais terra nem cessaram a agricultura intensiva que muito dano faz aos solos.
Se calhar a 'tecnologia', se e quando for criada, pode não ser tão salvadora como se pensa.
E, com todas estas alterações climáticas, secas brutais e etc., tem ouvido falar em "dust bowls" (como na década de 1930, antes da chamada "REVOLUÇÃO VERDE" que eu aprendi no secundário, ou sequer alguns problemas relevantes de erosão ou contaminação de solos agrícolas? Eu não.
Verão chega hoje. Previsões afastam calor sufocante até final de agosto
https://www.cmjornal.pt/sociedade/c...ate-final-de-agosto?ref=HP_PrimeirosDestaques
Agora estou confuso, não vinha aí um Verão tórrido e afinal já não vem. Também vindo do Accuweather já era expectável ser fake, se eles todos os anos prevêem o Inverno mais frio dos últimos 100 anos mas ainda não acertaram.
Se, eu disser, todos os anos, que o próximo ano hidrológico vai ter água pelas barbas, algum ano devo acertar.
Certo, é que as previsões mensais do ECM não colocam nada de muito anómalo até 20 de Julho, por isso, o tempo vai continuar sereno e talvez dada a sinóptica um pouco mais quente no Sotavento Algarvio devido ao fluxo de NW como é mais normal nestas situações.
Também vindo do Accuweather já era expectável ser fake, se eles todos os anos prevêem o Inverno mais frio dos últimos 100 anos mas ainda não acertaram.
Com as previsões meio "apocalípticas" do calor na Europa para a semana a tenderem para cair agora mais em Espanha e França (segundo as últimas saídas dos principais modelos) os tipos do AccuWeather ainda acabam a escapar de boa a uma das frases que vinha nessa previsão:
"The heat will begin in June across the Iberian Peninsula before spreading north and eastward throughout the summer months."
High temperatures in excess of 38 C (100 F) will be possible from northern France, Belgium and Netherlands into Poland, Slovakia and Hungary.
"High temperatures may reach 40 C (104 F) in parts of southern and eastern France from July into early August," AccuWeather Meteorologist Tyler Roys said.