@Orion , 3 posts que deviam estar no Seguimento Oceânia 2019, não faz sentido colocares aqui a informação quando existem tópicos específicos para isso e assim é informação que se perde. Será que dá assim tanto trabalho colocarem a informação mais importante, nos tópicos destinados..
.
@Orion , 3 posts que deviam estar no Seguimento Oceânia 2019, não faz sentido colocares aqui a informação quando existem tópicos específicos para isso e assim é informação que se perde. Será que dá assim tanto trabalho colocarem a informação mais importante, nos tópicos destinados...
Pelos Açores Anticiclone "ad eternum"...
Até perder de vista ou onde a mesma alcança.
Incrível mas devemos ser dos poucos locais do planeta Terra em que o Anticiclone é mais estático.
O anticiclone subtropical 'português' não é muito diferente dos outros e, pondo em perspetiva, há outros um bocado mais implacáveis.
Resta saber se o anticiclone australiano tem o mesmo comportamento no inverno que o português.E numa escala temporal um bocadinho maior...
Resta saber se o anticiclone australiano tem o mesmo comportamento no inverno que o português.
O facto do anticiclone subtropical dos Açores se ter deslocado no Inverno mais a norte do que a sua posição normal para esta altura do ano, desde há anos para cá que não corresponde ao padrão normal de inverno no mesmo arquipélago, além disso a Austrália terá certamente (além de um clima seco e em algumas zonas desértico) climas mais temperados e húmidos no norte do continente.
Por acaso aqui na Margem Sul/Alentejo dizia-se muito a palavra "solarengo" para nos referirmos a dias de sol. Entretanto chegou a moda de Lisboa e pronto, a palavra deixou de ser utilizada, tal como muitos regionalismos típicos da zona, que deixaram de se usar. Esse outro significado muito possivelmente espalhou-se pelo Litoral Centro devido à vinda dos beirões para a Península de Lisboa, sendo que esse outro significado veio de lá.
Por exemplo, os meus avós raramente dizem "soalheiro", tal como um nortenho ou um sintrense diria.
E se achas mesmo que é só um devaneio do Priberam, a palavra também está no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa e também na Infopédia.
É assim, eu não sou um professor de português nem tive formação em português, logo posso estar a dizer a maior estupidez possível sem dar conta disso.
Não se usa o termo "gota fria" em Portugal, é verdade, mas continua a ser o termo mais "português", em vez do anglicismo "cut-off". Uma coisa é ser mais utilizado em português, outra coisa é ser português. É como dizer que "centro comercial" é espanhol, porque nós por cá utilizamos o termo "shopping".
Realmente tudo mudou a partir dos anos 90. Há muita teoria acerca disso mas até hoje nenhuma conclusiva.
As mudanças estão aí e teremos forçosamente que nos adaptar às novas realidades.
Esqueçam Dezembros ou Janeiros chuvosos. O anticiclone veio para ficar, e com ele a ausência de frio e chuva no tempo certo.