Açor
Cumulus
No continente tb se notou isso, Invernos sao muito mas muito mais amenos...já para nao falar da chuva..ha anos que andamos a mitigar chuva. Lembro-me bem dos dias e manhas de geada pura e dura...de se partir o gelo das poças de chuva quando íamos para a escola. Coisa que parece impossível hoje em dia. As posas eram feitas a limpar o gelo das vieiras...outros tempos. a partir de 1998 tudo mudou. O Inverno era muito consistente, alternando bem vincado os períodos de frio com os de chuva.
É o que eu sempre disse, as gerações de hoje não sabem o que isso é. Habituaram se ao tempo ameno todo o ano.
Hoje basta qualquer coisa ligeiramente fora do padrão da alta pressão" e já acham que não é normal.
Pra eles só há um tipo de clima todo o ano, e o mundo sempre foi soalheiro.
Acho melhor emigrarmos para latitudes mais a norte onde o anticiclone não chega.
Na Islândia, por exemplo a pressão, maior parte das vezes é quase sempre baixa todo o ano, mesmo no verão. Sinal que a depressão da islândia não foi ainda abalada pela posição anómala do anticiclone subtropical.
Nós, e outros por aqui às mesmas latitudes, estamos com as estações condenadas a uma eterna pasmaceira atmosférica nunca vista
. Já nada é como dantes. Aliás, desde a década de 90 que as pessoas vão se habituando ao "normal padrão climático, ficando longe na memória os bons invernos" à antiga", em que tudo (ou quase tudo) ainda vinha na altura certa.
Enfim, outros tempos...!