Ricardo Carvalho
Cumulonimbus
Já bem identificadasNão me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Já bem identificadasNão me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
Já bem identificadas
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Talvez darão umas funnel-clouds, com sorte ficam-se pelo marEstas vão dar problemas com certeza.
Não me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
Não me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
Está mau para isso! O "Caldeirão" está morno. Digam o que disserem, antes sequer de se falar em aquecimento global e quando tínhamos o nosso clima "normal", parece que haviam situações mais gravosas, pelo menos de chuvas intensas.Se vem uma convecção profunda e severa se tiver um tornado no meio fica tudo rachado. Mas, sem dúvida, que o Algarve precisa é de um SCM à Valenciana aqui em cima e que despeje uma barragem de água.
Boa análise mas parece-me estar demasiado "preguiçosa" para chegar pelas 0hPonto da situação às 21h00
Ao final da tarde/início da noite, uma superfície frontal quente (predomínio da precipitação estratiforme) atravessou o litoral norte, atravessa o centro e ainda vai atravessar o sul do continente.
A superfície frontal fria (predomínio da precipitação convectiva) organiza-se agora em pleno Oceano Atlântico e desloca-se para leste/nordeste; esta superfície frontal fria é muito activa neste momento, em termos de desenvolvimento de nebulosidade convectiva que origina forte instabilidade. Se se mantiver a actual actividade, esta superfície frontal fria irá atingir o território de Portugal Continental perto da meia - noite, deslocando-se de oeste para leste e afectará inicialmente o litoral norte, progredindo depois durante a madrugada para o sul e para o interior.
Alguns links a consultar:
Radar do IPMA
Imagens de Satélite SAT24
Mapa de descargas eléctricas atmosféricas
Eumetsat Airmass
Cartas sinópticas de superfície