luismeteo3
Furacão
Protecção civil a dizer que tempo gravoso até ás 03h da manhã e novo agravamento a partir das 14h de amanhã para as regiões do Centro e Sul
Pela minha interpretação então neste momento o que passa pelo vale do Tejo é a frente oclusa, agora vem a frente fria em direção ao litoral norte supostamente. Engraçado que não se vê nada de especial no satélite, parece-me quase um pós-frontal jáParece que passou uma frente quente, há linhas de instabilidade e uma frente oclusa a passar, vem outra fria atrás... a sinóptica está bem complexa e confusa...
Situação de precipitação nas próximas horas :
Coincidiu com o momento da passagem da frente fria, o mesmo se passou pelas 0h de hoje quando passou a segunda frente fria pelo litoral norte, embora de maneira menos acentuada. Regra geral pelo que vou observando a temperatura e vento aumentam antes da chegada de uma frente fria, para depois da sua passagem ambos diminuirem abruptamente.Deixo aqui como curiosidade.
Na madrugada passada a maior parte das estações do norte e centro-norte registaram a temperatura máxima próximo das 00h e a temperatura mínima próximo das 03h.
Destaco o período de 10 a 15 minutos onde a temperatura teve uma quebra de 4 a 5ºC.
A juntar a isto, a coincidência (ou não) é ter-se registado a rajada máxima precisamente no instante imediatamente à quebra da temperatura.
Acho que praticamente ninguém reparou nisso, pelo menos não vi ninguém escrever sobre isso.
No meu caso:
Vi várias outras estações com o mesmo comportamento.