Evolução dos índices de perigo de incêndio nos últimos dias na minha estação em Portalegre. Todas as amostras de temperatura/humdiade/vento/etc são capturadas às 12h:
Aos poucos e poucos o cenário se vai compondo para termos um Abril interessante.
Vamos a ver se os modelos ficam mais constantes para se perceber melhor com aquilo que podemos contar uma vez Que Abril vai determinar se teremos uma seca hidrológica até ao Verão ...
É curioso que as últimas saídas do ECMWF desviou o grosso da precipitação da cut-off do sul de Espanha para o sul de Portugal. Neste momento, parece-me que a precipitação que irá haver na Cordilheira Bética será sobretudo chuva orográfica.
Já o GFS é o oposto do europeu: prevê mais chuva para o interior de Espanha.
Sendo que o modelo americano falhou diversas vezes nas últimas semanas, acredito agora mais nas previsões do modelo europeu.
Belo fim de semana com aguaceiros e trovoadas que estão até bastante interessantes no ecm..
Depois vem o frio e a chuva no litoral oeste como se estivesse em Janeiro!!
Parece ser que os Modelos estão a mudar radicalmente a previsão para o início de Abril com instabilidade e frio. Não deixa de ser irónico que o GFS está a prever o linear da cota de neve para Portalegre no dia 5 com precipitação...
O importante é vir precipitação para mitigar a seca, isso sim é o que importa
Querem ver que ainda vou ter um nevão em pleno Abril. Mas não acho estranho de todo a previsão de cotas de neve a quase a nível do mar por causa de teremos nos últimos dias tão baixa humidade nos solos. Penso que esse seja um factor está a provocar esta saída das 6h GFS. Mas uma mais importante é que venha precipitação para mitigar a seca. E não sei se um nevão em Abril como está previsto nesta saída da GFS não iriam trazer ainda mais problemas á agricultura. De qualquer forma o mais provável é desaparecer tudo na próxima saída mas espero que não aconteça no toca á precipitação.
Enquanto a chuva não vem resta mesmo matar as saudades das chuvadas dos ano passado, a 16 de março.
Neste momento este açude, corre menos de 1/3 da água, do que em igual período do ano passado.
Pouca??
Já a partir de Domingo até Quarta condições para aguaceiros e trovoadas. Depois disso ... Descida brutal das temperaturas para máximas que nem no Inverno tivemos com ISO negativa em todo o país . . Muita chuva. Muito vento e muito frio.
O inverno brutal em plena Primavera que vai encher barragens e atenuar bastante a seca. A queda de neve vai repor as barragens do Douro, Mondego, Tejo ..
Clara que seria necessário eu entrar de férias para que viesse . O vento é a chuva