Seguimento Meteorológico Livre 2019

Saída maluca do Gfs, neve a cota 0 em Abril no dia 5 :confused:

Saída interessante, mas neve a cota 0 é sempre muito difícil:

gfs-0-120.png

gfs-1-120.png

Eu diria, e se se confirmar, que uma cota 300/400 m não será descabida num aguaceiro mais forte, poderemos é ver também bastantes aguaceiros gelados com granizo/saraiva.

Saída interessante, mas neve a cota 0 é sempre muito difícil:

gfs-0-120.png

gfs-1-120.png

Eu diria, e se se confirmar, que uma cota 300/400 m não será descabida num aguaceiro mais forte, poderemos é ver também bastantes aguaceiros gelados com granizo/saraiva.
Bem, pelo menos na teoria a cota 0 está lá:
n4f8sJr.png

Já seria interessante cotas de 300/400m contudo. No final de Março de 2017 tivemos neve aos 300m no litoral norte por isso não seria impossível...

"Abril frio e molhado, enche o celeiro e enfarta o gado"

Tanta vez que ouvi a minha avó a dizer isto, portanto significa que este tempo invernal que aí se avizinha não é atipico nesta época...

"Abril frio e molhado, enche o celeiro e enfarta o gado"

Tanta vez que ouvi a minha avó a dizer isto, portanto significa que este tempo invernal que aí se avizinha não é atipico nesta época...
A primeira vez que vi neve a cair foi precisamente em abril, de 1994, na Serra da Estrela. Não ia, claramente, preparado para aquele frio... :D

Último inverno foi o quarto mais seco dos últimos 19 anos

Com o regresso da chuva, fazem-se contas à falta de precipitação, durante os últimos meses. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera revela que o último inverno foi o quarto mais seco dos últimos 19 anos.

De acordo com o resumo do Boletim Climatológico, registou-se um défice de chuva. Entre os meses de dezembro a fevereiro a quantidade de precipitação ocorrida corresponde a apenas 41 por cento do valor médio.

Foi este fenómeno que levou a que se instalasse uma situação de seca meteorológica em todo o território, mas com maior intensidade na região sul do país.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/ultimo-inverno-foi-o-quarto-mais-seco-dos-ultimos-19-anos_a1138695