Aurélio Carvalho
Cumulonimbus
Gfs somente indica cerca de 5 mm para aqui ... E o ecm indica 25 mm para os próximos 10 dias.
Veremos o que vai acontecer!!
Veremos o que vai acontecer!!
Na imagem de satélite já se vê uma corrente de norte mais fria em aproximação á península ibérica, o que vai ditar já a partir de amanhã uma descida das temperaturas
Não me tinha apercebido, peço desculpa!
Também pensei nisso, mas julgo que o dust devil está mais associado a situações de estabilidade atmosférica. Como vivemos dias de muita instabilidade, com cumulonimbus bem desenvolvidos e com uma nuvem no topo da foto, apostei claramente num tornado.
Não me tinha apercebido, peço desculpa!
Também pensei nisso, mas julgo que o dust devil está mais associado a situações de estabilidade atmosférica. Como vivemos dias de muita instabilidade, com cumulonimbus bem desenvolvidos e com uma nuvem no topo da foto, apostei claramente num tornado.
Eu esse não conhecia... já agora o que é um lansdpout? Obrigado!Sem problema
Na altura falou-se em ser dust devil ou landspout. O facto de a atmosfera na altura estar instável e haver pessoas a dizer que o funil estaria ligado à nuvem, leva-me a crer que se tratava de um landspout e não de um dust devil.
Precipitações significativas previstas para os próximos dias, com acumulados perto dos 300 mm no Alto Minho segundo o ECMWF:
GFS também com acumulados generosos, em especial mais a Norte/Centro: