Acho que Abril vai compensar e muito bem a falta de precipitação durante o Inverno.
Felizmente...
Na minha opinião, e como já o demonstrei noutras minhas intervenções aqui no fórum, a "lei da compensação" não faz sentido na meteorologia... o que devia ter chovido no inverno não choveu, esta é a realidade. É verdade que toda a chuva que vier a cair na primavera será bem vinda, aliás, é perfeitamente normal chover nesta época (
"Abril, águas mil"), mas falar em compensar o que não choveu não faz muito sentido na minha opinião. Tudo tem um tempo, embora todos os anos seja variável, uns anos chove mais, noutros menos, mas o que estamos a ver nas últimas décadas são invernos cada vez menos chuvosos, e é isso que merece uma reflexão.
Por exemplo, para um agricultor, seja pequeno ou grande produtor, não é o mesmo chover 100mm em Dezembro ou chover 100mm em Abril, tal como não é o mesmo fazer 0ºC em Janeiro ou fazer em Abril. Para o "comum" cidadão, chuva é chuva, seja em janeiro ou seja em agosto, mas a realidade não é bem essa. A nossa agricultura, a nossa vegetação natural e a nossa fauna têm certas e determinadas dinâmicas de acordo com as estações do ano, e todas as oscilações positivas e negativas que possam existir nestas estações interferem diretamente com estes. Se algumas espécies são bem resistentes e resilientes a estas oscilações, outras nem tanto... veja-se por exemplo o caso das orquídeas este ano, em que pelo menos aqui na zona, está a ser um ano terrível por não ter chovido na época que devia.
Para terminar, esta chuva que está prevista para esta 1ª quinzena de Abril, parece-me relativamente normal para esta época. 60/70 mm aqui para o Alentejo "apenas" fará diferença na água presente no solo.. não acredito muito que faça uma grande diferença a nível dos aquíferos pois os solos estão bastante secos e irão absorver grande parte desta água. Já as temperaturas mais baixas e algumas geadas não serão tão benéficas, sobretudo a nível agrícola, mas nada que não seja fora do normal para a época (sempre houve geadas tardias até ao final de Abril no Alentejo, em Maio é que não é comum). Na primavera há dias quentes, frios, chuvosos e secos e isso é o normal! Hoje em dia, e muito por culpa dos meios de comunicação social (dia bom=sol/dia mau=chuva), parece que a primavera só devia ter dias quentes e secos, o que é das ideias mais ridículas incutidas na população nas últimas décadas. Abril devia ser sempre um mês chuvoso com temperaturas amenas e Maio devia ser sempre um mês mais quente com algumas trovoadas, como sempre foi apanágio do nosso clima.