Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
gfs-0-186_ogq6.png

O GEM até que tem algumas semelhanças com o GFS... mas daí achar que vai aparecer um furacão...

GP4QBT2.png

Em 2019 apenas tive um dia com trovoada, e foi somente um trovão, já que a trovoada ocorreu no Mar da Palha. Em 2020 apenas tive três dias com trovoada, um em março, outro em junho e outro em novembro. Este ano já lá vão uns quantos dias desde o início do ano: três em abril, três em maio e um em julho. Por isso é que não estou descontente... :D

Querias dizer 2018 em vez de 2019 e 2019 em vez de 2020, certo?

• Gosto
Reactions: joselamego e N_Fig
Em 2019 apenas tive um dia com trovoada, e foi somente um trovão, já que a trovoada ocorreu no Mar da Palha. Em 2018 apenas tive três dias com trovoada, um em março, outro em junho e outro em novembro. Este ano já lá vão uns quantos dias desde o início do ano: três em abril, três em maio e um em julho. Por isso é que não estou descontente... :D
Ah ok... tendo em conta a zona, até nem está mau.
E parece que o único evento de trovoadas este mês, foi na terça-feira no Nordeste.:mad::angry::suicidio:

E parece que o único evento de trovoadas este mês, foi na terça-feira no Nordeste.:mad::angry::suicidio:

Estas são as médias em termos de nº dias com trovoada no mês de Agosto, como moras em Estremoz que fica a meio caminho entre Évora e Elvas e consultando as fichas climatológicas, Évora tem uma média de 0.7 em Agosto e Elvas tem uma média de 0.2 dias em Agosto, logo Estremoz deve ter uma média de 0.4/0.5, portanto não é muito habitual fazer trovoada em Agosto na tua zona. :D

Antigamente, é que era trovoadas depois vamos a ver as médias e afinal não é bem assim. :lol:

Estas são as médias em termos de nº dias com trovoada no mês de Agosto, como moras em Estremoz que fica a meio caminho entre Évora e Elvas e consultando as fichas climatológicas, Évora tem uma média de 0.7 em Agosto e Elvas tem uma média de 0.2 dias em Agosto, logo Estremoz deve ter uma média de 0.4/0.5, portanto não é muito habitual fazer trovoada em Agosto na tua zona. :D

Antigamente, é que era trovoadas depois vamos a ver as médias e afinal não é bem assim. :lol:
Também não é muito habitual ter em Fevereiro dias a fio com temperaturas acima dos 20°c, também não é habitual no último mês e meio ter temperaturas superiores a 35°c durante semanas, porque raio não pode haver um evento de trovoadas que não seja assim tão habitual?

Mas também já tivemos casos em que as células formaram-se no Alentejo e adquiriram ecos vermelhos e roxos na Beira Baixa ou na Península de Setúbal. Acho que não há razão de queixa... :trovao:Aliás, até diria que este ano tivemos já mais eventos de trovoada que nos dois anos anteriores juntos, pelo menos na minha região. Desde abril tem sido múltiplas vezes a bombar!!! :bombar::bombar:

Pois, tendo em conta a média anual de trovoadas na tua zona, até não está nada mal...

E mesmo no nordeste foi um fiasco, no que diz respeito à precipitação.
A chuva e a trovoada que houve em Chaves e que afetou parcialmente o concelho vizinho de Valpaços deveu-se a uma célula muito localizada precisamente sobre a área da cidade, tendo sido esta a zona mais afetada do concelho pela intempérie.
Porque de resto, nos outros municípios limítrofes a oeste e a sul (Montalegre, Boticas, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real) não caiu uma pinga. Até em Vidago, que já pertence a Chaves, não caiu uma gota sequer. E a 20 km para norte foi o caos que se viu.
O mesmo aconteceu igualmente em Bragança, uma célula também ela bastante localizada. Porque de resto algumas localidades do distrito também não viram uma pinga sequer. :angry:

sim tens razão @Cesar o Agosto tá perdido... se ja nao vierem extremos em agosto ja nao vale a pena virem em setembro, em setembro pode ja vir chuva e trovoada :D

• Gosto
Reactions: Cesar e joselamego
Não devem ser inéditos estes acumulados no Norte em agosto, mas o que é inédito é a forma como esses acumulados vão surgir. Os modelos apontam para uma sucessão de frentes até relativamente fortes, e essa é uma situação rara para agosto. Veremos como as coisas evoluem... :surprise: :pray:

Pode ser que seja um bom sinal para o arranque do outono :pray: Mas no entanto não deixas de ter razão, parece ser uma situação um pouco rara nesta altura :unsure:

• Gosto
Reactions: joselamego
Mas também já tivemos casos em que as células formaram-se no Alentejo e adquiriram ecos vermelhos e roxos na Beira Baixa ou na Península de Setúbal. Acho que não há razão de queixa... :trovao:Aliás, até diria que este ano tivemos já mais eventos de trovoada que nos dois anos anteriores juntos, pelo menos na minha região. Desde abril tem sido múltiplas vezes a bombar!!! :bombar::bombar:
Eu que o diga, este ano o Montijo tem sido um "íman" a estes fenómenos :thumbsup: Tanto tempo que me queixei pela sua ausência e finalmente saiu-me a sorte grande. Como o diziam os mais antigos: Quem não chora, não mama :D