Davidmpb
Super Célula
E pronto lá se foi a cut off
... uns aguaceiros sem importância na segunda-feira, e depois ainda dúvidas, sendo que o GFS dá tempo seco.
![Facepalm :facepalm: :facepalm:](/forum/styles/meteopt/smilies/facepalm.gif)
E pronto lá se foi a cut off... uns aguaceiros sem importância na segunda-feira, e depois ainda dúvidas, sendo que o GFS dá tempo seco.
Pois, mas a instabilidade de Domingo e segunda-feira chapéuEspera pelo ECM, pois não acredito que, de um dia para o outro e com a tendência há mais de 5 dias, vá tudo pelo cano abaixo... Sabes que o GFS é especialista em dar com as duas mãos, tirar com uma e depois devolver com juros![]()
Pois, mas a instabilidade de Domingo e segunda-feira chapéu, sendo que a partir daí há dúvidas, veremos o que diz o ECM.
Mas eu falei de segunda feira, a partir daí é que há dúvidas, mas seria muito "azar" não termos instabilidade no continente, com tanta bolsa de ar frio a vaguear pelo Atlântico.Ainda é cedo e há outros modelos.
![]()
![]()
Mas eu falei de segunda feira, a partir daí é que há dúvidas, mas seria muito "azar" não termos instabilidade no continente, com tanta bolsa de ar frio a vaguear pelo Atlântico.![]()
Praticamente todos os modelos prevêem qualquer coisa, mas o GFS é sempre do contra.Há uns dias, quando os outros não colocavam nada de especial, era o mais generoso. Não vale a pena criar expetativas porque já se sabe como são as cut-off que são muito típicas desta altura.
Nestas últimas saídas, o ICON, ECM e GEM mostram um cenário muito idêntico com a cut-off a Noroeste, o que seria desfavorável para as regiões do costume, mas pronto, vai-se acompanhando e já é bom o facto de estar previsto tempo mais fresco.
Sim, isso mesmo. Em Elvas comemora-se o São Mateus nos últimos 10 dias do mês e por cá temos o seguinte ditado "Águas verdadeiras, pelo São Mateus as primeiras". Tenho memória de valentes trovoadas por essa altura e uma que me marcou mesmo, formou-se a Sul de Badajoz e provocou o caos na feira. Céu negro, imensas descargas e depois o dilúvio. Foi algo inesperado, pois ainda não acompanhava muito a meteorologia e naquela altura tinha um medo desgraçado de trovoadas.As cut-off's que afectam o sul neste mês, normalmente acontecem mais na última década do mês e mais no final do mês, pode acontecer mais cedo mas é raro.
O modelo mais generoso (Algarve) é o chinês.https://weather.us/model-charts/cma/portugal/accumulated-precipitation/20200920-1200z.html
Aqui em Alenquer existe uma tradição que é o Círio de Nazaré, onde as pessoas fazem uma romaria de carros até à vila da Nazaré que ocorre desde o século XVII precisamente para se pedir chuva à virgem - segundo se diz, quando os carros estavam de volta ao alto concelho de Alenquer, geralmente já apanhavam chuva no caminho. A romaria acontece sempre até meio de Setembro, e quando eu era miúdo o milagre ainda funcionava, muitas vezes com direito a trovoada e tudo ...nas ultimas décadas no entanto, parece que a virgem não quer fazer o milagre: os romeiros vão e voltam debaixo de calor!!!Sim, isso mesmo. Em Elvas comemora-se o São Mateus nos últimos 10 dias do mês e por cá temos o seguinte ditado "Águas verdadeiras, pelo São Mateus as primeiras". Tenho memória de valentes trovoadas por essa altura e uma que me marcou mesmo, formou-se a Sul de Badajoz e provocou o caos na feira. Céu negro, imensas descargas e depois o dilúvio. Foi algo inesperado, pois ainda não acompanhava muito a meteorologia e naquela altura tinha um medo desgraçado de trovoadas.
Desde 2015, os meses de Setembro têm sido bastante secos sendo que em diversos locais terminaram com 0mm. No ano passado choveu um dia, mas ainda assim não deu grande coisa.
Isto é o que acontece quando bebe-se fora de horasUma saída do GFS para deitar-se no lixo, até às 240 horas.
![]()
Que chova bem no Algarve, que bem precisam.Nunca se sabe . Nos últimos anos , a gota fria tem ido para a Andaluzia , mas lá virá o ano que aparecerá no Algarve .