Não sei não Jorge, se isto não tender a mudar no final de Fevereiro, duvido muito que seja em meados de Março!
Bem, como disse nada é garantido. Não seria inédito termos uma mudança de padrão para NAO- apenas em Março, Abril e até mesmo Maio. Lembro Maio de 2016 que teve uma primeira quinzena extremamente chuvosa, no sul inclusive. Ou Março de 2018, depois de Janeiro e Fevereiro sequíssimos. Tal como não seria inédito termos todos esses meses secos.
No entanto, admito que os sinais a longo prazo não parecem muito positivos. O vortex polar vai continuar bem definido, o que pode indiciar a presença de depressões a latitudes mais elevadas. Poderia ser bom, ou pelo menos dar esperanças, um split do mesmo, pois traria mudanças na circulação atmosférica. No entanto, não deixa de ser possível uma descida temporária de latitude nas depressões, como ocorreu em Dezembro, ou o isolamento de alguma cut-off que reponha alguma normalidade no sul. Considero bastante improvável não haver ainda pelo menos um ou outro evento interessante mesmo para o sul até ao Verão, mesmo que o padrão continue desfavorável a eventos de longa duração (>2 semanas).
Falando ainda num prazo mais longo, sei que os modelos climáticos apontam para mais secas e menos precipitação no sul para o futuro. Sem pôr isso em causa, tenho poucas dúvidas que, apesar de menos frequentes, vamos ter Invernos para mais tarde recordar e acredito que esta próxima década 20-30 será mais chuvosa que a última 10-20. Como havemos de passar outros períodos mais críticos que esta última década. É assim o sistema climático, principalmente na nossa região: de enorme variabilidade!