Fantkboy
Nimbostratus
Na minha análise pelas imagens de satélite penso que o pior será nos distritos de Faro, Beja, Setubal, Évora e Portalegre...
Pelo que se ve no radar...Como é que "foi" se ainda nem começou o período mais intenso?
Esses 90mm são bastante duvidosos. Estamos num evento em que a quantidade de precipitação não varia assim tanto ao longo de alguns kms, como se fosse um evento de convecção.
A estação da Amareleja do IPMA desde as 00h nem 20mm acumulou. Parece-me completamente irrealista que no espaço de sensivelmente 20 quilómetros exista uma diferença de 70mm, tendo em conta que não há efeito orográfico significativo em nenhum dos locais.
Ponto um: no período de registo desta chuva o vento era fracoDesculpem lá bater na mesma tecla... mas falei com algumas pessoas em barrancos e, tendo chovido, não foi assim tanto que justifique os 90 e tal milímetros.
A instalação da estação nas fotos seguintes. Dois pontos: a estrutura não está espiada, pelo que poderá, eventualmente, oscilar um pouco com este vento; fico com algumas dúvidas se aquela antena ali por cima da estação, não estará ali a criar uma escorrência de água da chuva captada pela estrutura da antena, directamente para o pluviómetro... Olhando para ali, fico com essa dúvida. podes esclarecer @RedeMeteo ?
Ponto um: no período de registo desta chuva o vento era fraco
Ponto dois: o cone está afastado o suficinte para nao cair água da antena, basta vermos os acumulados nos outros episodios de chuva fraca para vermos que sao semelhante ao resto do Baixo Alentejo
Ponto três: tal como ja mostrei teve uma linha de instabilidade a descarregar chuva forte e persistente entre as 4h e as 9h da manha como ja mostrei acima
Ponto 4: vejam esta estação do outro lado da fronteira onde também esteve a mesma linha: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ICORTE11
Não está. Mostra o que eu disseOk. Se calhar o radar é que está avariado ou mal instalado...
Precipitação Acumulada 1h:
Não está. Mostra o que eu disse
Se consegues ver 90mm a cair em Barrancos, por essas imagens (mais que explícitas) de radar.. então está tudo dito. A não ser que Barrancos tenha passado para Espanha...
A teimosia é cega...
Até faço mais um desenho.. só para ti...
Já cá faltava... Lá porque em Lisboa o dia tem sido fraco, não quer dizer que seja assim em todo o lado, Faro já teve 50 mm em 4 horas, Sines vai com quase 80 mm, Portalegre também tem acumulados altíssimos. O IPMA meteu alerta vermelho em todos os lugares onde poderia haver precipitação extrema, não quer dizer que acontecesse realmente em todos
Também me lembrei logo disso, foi batido o recorde de vento em Portugal, mas como em Lisboa ficou abaixo das expectativas vi múltiplas pessoas a dizerem que não tinha sido nada...De facto enquanto não morrerem todos à fome, com tornados ou afogados em Lx nunca se passa nada em Portugal. Aliás, a Leslie foi só uma chuvinha dum típico dia normal de inverno com uma brisa fresca.
edit: ortografia
Também me lembrei logo disso, foi batido o recorde de vento em Portugal, mas como em Lisboa ficou abaixo das expectativas vi múltiplas pessoas a dizerem que não tinha sido nada...
Pelo que vejo o IPMA esteve muito bem em lançar o aviso laranja para vários distritos [...]
Creio que os avisos de precipitação já podem começar a ser levantados de norte para sul com o passar das horas mas as autoridades competentes estiveram bem desta vez.