E pronto chega-se à hora e vai tudo para Lisboa e nós no Alentejo ficamos com a mesma miséria de Sempre
Que venham mais misérias destas
E pronto chega-se à hora e vai tudo para Lisboa e nós no Alentejo ficamos com a mesma miséria de Sempre
Que animal... até podia ser um devaneio do GFS mas o ARPERGE modelou algo semelhante ligeiramente mais fraco (mas pouco 958mbar)
Isso cada vez mais me parece ter que ver com mau uso de água que com o que efetivamente cai... Este vai ser o 6º mês nos últimos 8 com precipitação bem acima do normal em Faro, e desta vez não podem dizer que foi chuva convectiva que só beneficiou um ou dois lugaresNão façam grandes festas, ainda...Apesar do evento extraordinário a situação no sul é ainda muito preocupante!
O ano passado tivémos um evento de precipitação em Dezembro superior a este e depois uma Primavera chuvosa e estamos como estamos.
Continuamos com o problema da descida dos sistemas em latitude. Quando descem efectivamente chove mas são situações cada vez mais raras. Precisávamos de mais uns 2 sistemas destes para equilibrar mais as coisas e mesmo assim continuávamos em déficit.
Aguardemos o desenrolar do resto do Outono e depois do Inverno...
Pois eu às vezes repito-me e insisto num assunto para consciencializar quem por cá passa mas por vezes a mensagem não passa... efectivamente o uso da água é péssimo e ainda mais de acordo com as evidências de seca ano após ano. Esse é maior problema mas também é evidente que pouco tem chovido. As médias valem o que valem...se temos chuva na média ou acima nestes últimos meses porque é que odeleite e Beliche nem 20% acumularam e depois tens a Bravura ou Santa Clara que praticamente nem subiram?Isso cada vez mais me parece ter que ver com mau uso de água que com o que efetivamente cai... Este vai ser o 6º mês nos últimos 8 com precipitação bem acima do normal em Faro, e desta vez não podem dizer que foi chuva convectiva que só beneficiou um ou dois lugares
É evidente que até fevereiro deste ano muito pouco tinha chovido, havia um período muito seco para trás no Algarve, pelos mapas do IPMA o último mês chuvoso tinha sido outubro de 2018... Mas também é evidente que depois disso choveu muito mais que o normal, basta olhar para os mesmos mapas do IPMA desde março, e o total acumulado este ano até já compensou o (enorme) défice de janeiro e fevereiro e já está acima do normal nalguns lugares como Faro. As constantes anomalias positivas (este ano apenas março teve temperaturas próximas do normal no Algarve) não ajudam, e o referido défice que vem de trás faz com que os solos tenham que acumular muita água até esta escorrer para as barragens, mas dizer que não tem chovido o suficiente é ridículoPois eu às vezes repito-me e insisto num assunto para consciencializar quem por cá passa mas por vezes a mensagem não passa... efectivamente o uso da água é péssimo e ainda mais de acordo com as evidências de seca ano após ano. Esse é maior problema mas também é evidente que pouco tem chovido. As médias valem o que valem...se temos chuva na média ou acima nestes últimos meses porque é que odeleite e Beliche nem 20% acumularam e depois tens a Bravura ou Santa Clara que praticamente nem subiram?
Também não acredito que seja sempre assim, embora um cenário de 100% seja cada vez mais difícil, algures poderá vir um episódio que eleve a 60,70 ou 80%.Não se sabe é quando...
Isso é o actual furacão EPSILON que está a sudeste da Bermuda de momento.
Ao subir em latitude, irá fundir-se num complexo sistema depressionário.
Esperemos que traga animação cá à península.
Não façam grandes festas, ainda...Apesar do evento extraordinário a situação no sul é ainda muito preocupante!
O ano passado tivémos um evento de precipitação em Dezembro superior a este e depois uma Primavera chuvosa e estamos como estamos.
Continuamos com o problema da descida dos sistemas em latitude. Quando descem efectivamente chove mas são situações cada vez mais raras. Precisávamos de mais uns 2 sistemas destes para equilibrar mais as coisas e mesmo assim continuávamos em déficit.
Aguardemos o desenrolar do resto do Outono e depois do Inverno...